Coluna Casa Lar – Anjos Sem Asas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O trabalho dos profissionais de Serviço Social vai muito além do combate à desigualdade. Representação, cuidado, zelo, empatia e amor são palavras que expressam a grandiosidade de sua função.

Jéssica Souza e Janaína Tomé atuam na Política de Assistência Social – nos Lares de Acolhimento da OSDM – com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que chegam por via de determinação judicial.

Muitos deles são oriundos de responsáveis que, no momento, não estão em condições de garantir seu efetivo cuidado (exemplos: dependentes químicos, questões psiquiátricas, suspeitas relacionadas a maus tratos, abuso sexual, etc).

Jéssica atua há 8 anos como Assistente Social da Casa Lar Balthazar, onde são acolhidas até 20 crianças sem deficiência, de ambos os sexos, de 0 a 6 anos de idade.

Seu objetivo é fazer com que eles passem o menor tempo possível na Instituição de Acolhimento, já que – apesar de possuir uma excelente estrutura – esta não substitui a importância do crescimento destes pequenos em um ambiente familiar.
O acolhimento é uma medida excepcional e provisória e, por isso, a função da Assistente Social, dentre outras, é sempre garantir que os pequenos acolhidos tenham acesso aos seus direitos, bem-estar, saúde, educação e lazer – proporcionando que os mesmos cresçam em um ambiente seguro e sadio.

Já Janaina Tomé, enfrenta – com brilho nos olhos! – os desafios de outra Unidade OSDM: a Casa Lar Dona Meca, que acolhe até 20 crianças e adolescentes com deficiência, de ambos os sexos, de 0 a 18 anos incompletos.

‘’Eles vêm para a Instituição porque sofrem algum tipo de negligência ou violência. O trabalho da Assistente Social, na Casa Lar, também está muito pautado na garantia dos direitos de tratamento de saúde, reabilitação e educação.” – Janaina Tomé.

Ambas as profissionais buscam incansavelmente – cada uma com sua peculiaridade – o melhor para todas as crianças, adolescentes e jovens acolhidos. Elas são os anjos sem asas que estão aqui para proteger, resguardar, lutar pela garantia de direitos, bem-estar social e psicológico de cada um destes pequenos.

Texto escrito por: Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.