Em 2006, surgiu a Casa Lar Dona Meca, com o objetivo de proporcionar um abrigo seguro e acolhedor a crianças com deficiência, entre 0 e 16 anos de idade. Hoje, a Casa Lar compreende uma das duas Casas de Acolhimento da OSDM e tem capacidade para receber confortavelmente até 20 crianças com deficiência.

A criação da CLDM é uma tentativa da Obra Social de contribuir para a reversão do panorama que se apresenta na sociedade, estruturando sua proposta de trabalho de forma que cada criança acolhida possa desfrutar de um ambiente saudável, acolhedor, seguro, limpo, organizado e pronto para atender todas as suas necessidades, além de oferecer apoio no processo de fortalecimento familiar (tendo em vista a sua possibilidade de reintegração). Para tanto, dispõe de uma equipe especializada no cuidado com crianças com deficiência, que exige muito mais do que capacitação técnica: uma tarefa de amor. A equipe é composta por Assistente Social, Enfermeira, Técnicos de enfermagem (diurno e noturno), Cuidadores (diurno e noturno), Cozinheira, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais e Assistente Administrativo. Além da Neuropediatra Voluntária que acompanha sistematicamente os casos de cada uma das crianças acolhidas.

O Projeto SAÚDE NO LAR está em seu segundo ano consecutivo, contempla uma Técnica de Enfermagem e tem como objetivo a prevenção de riscos e a manutenção da saúde das crianças acolhidas que, por conta das múltiplas deficiências, têm a saúde bastante frágil. Muitas realizam alimentação via sonda gástrica e todas possuem prescrições médicas com diversas medicações e vitaminas ministradas diariamente. Além disso, requerem uma equipe capacitada e em tempo integral, inclusive para emergências noturnas. Vale ressaltar que, além de oferecer todo aparato acolhedor e de cuidado em tempo integral, a Casa atua em parceria com a toda a equipe multidisciplinar da Sede da OSDM, que proporciona um atendimento integral em habilitação e reabilitação de seus acolhidos.

Período: Janeiro a Dezembro de 2017 

Objetivo Geral:

Desenvolver ações de prevenção e manutenção da saúde – individual e coletiva – das crianças acolhidas na Casa Lar Dona Meca, por meio de uma equipe de Enfermagem especializada no cuidado de pessoas com deficiência.

 

 

Objetivos específicos:

• Monitorar eventuais alterações físicas que afetam a saúde das crianças (tais como aferir temperatura corporal e frequência cardiorrespiratória; verificar alterações das necessidades fisiológicas; observar alterações de padrão de sono/repouso e detectar sinais específicos de quadros convulsivos).
• Realizar procedimentos de rotina quanto aos cuidados do trato respiratório e preparar/administrar medicações conforme prescrição médica (exemplos: nebulizar as crianças conforme orientação médica; aspirar vias aéreas superiores e traqueostomias; etc).
• Ministrar a alimentação de crianças com gastrostomia (por meio da técnica de gavagem).

Atividades

Enfermagem na Casa Lar Dona Meca

 


 

 Patrocínio         

Logo Instituto Phi