Semana de Orientação: Psicologia

No mês de setembro realizamos a semana de orientação do setor de psicologia com o tema: “ansiedade em tempos de pandemia.” Esta ação se deu na modalidade híbrida e é voltada para todas as famílias da OSDM com a finalidade de orientar e trazer reflexão crítica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos principais problemas de saúde mental a nível mundial. Muitos de nós já tivemos ou iremos experienciar ansiedade. Tem sido uma problemática comum, porém devemos atribuir especial atenção a ela podendo atingir indivíduos de qualquer idade e sexo, inclusive crianças.

A ansiedade é um fenômeno que pode nos beneficiar ou nos prejudicar, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo prejudicar nosso funcionamento mental e corporal. Ela nos estimula a entrar em ação, porém, em excesso, acaba fazendo o contrário, impedindo nossas reações.

Com a pandemia o trauma de ter adoecido, conhecer alguém que passou por isso ou até mesmo veio a falecer pode deixar o nosso alerta ligado por muito tempo. Outro fato é a sensação de incerteza com o amanhã. O nosso cérebro não gosta de sentir que estamos sem controle da situação. E realmente, muitas vezes, não temos e saímos da nossa zona de conforto.

Sinais comuns de quem sofre de ansiedade:

  • preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
  • sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
  • preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
  • medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
  • pavor depois de uma situação muito difícil.

É importante estar atento e se precisar busque ajuda profissional que pode ser a psicoterapia com um psicólogo, intervenção medicamentosa com psiquiatra ou a combinação dos dois.  Algumas atitudes simples podem ajudar a aliviar estes sintomas como fazer caminhadas, escrever sobre seus pensamentos e técnicas de respiração.

Se cuide! Não desista de você e se não conseguir sozinho busque ajuda.

 

 

Nívea D’Alincourt

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.