fbpx

A importância da Rotina – OSDM

Descobrindo a Importância da Rotina.

A Semana de Orientação da Pedagogia é pensada, durante o ano, de acordo com as demandas trazidas pelos profissionais da OSDM. Sempre é observado o cotidiano das crianças e das famílias atendidas por esta terapia.

Por isso, em 2019, abordamos o tema: “A importância da rotina no desenvolvimento infantil”.

Observamos que muitas crianças têm seu desenvolvimento – terapêutico e educacional- comprometido. Uma das causas é falta de uma rotina doméstica de atividades, alimentação e sono.

De uma forma geral, a Semana de Orientação visa chamar a atenção dos pais para as atitudes simples e cotidianas. Por conta de nosso dia a dia tão atribulado, entram em uma espécie de “automático”. Ou seja, executamos mecanicamente nossas atividades diárias, sem que percebamos o por quê e pelo que fazemos. Com isso, muitos bons hábitos são jogados fora, enquanto outros nada saudáveis são adquiridos.

A rotina implica regras que estabelecem limites. O limite gera uma dose de frustração, e é importante aprender a conviver com esse sentimento desde cedo. Além disso, a rotina vai ganhando complexidade ao longo do desenvolvimento do indivíduo, ensinando-o a agir em determinadas situações.

Valorize o papel da rotina na vida das crianças, respeitando sempre a diversidade. Cada família tem seu jeito próprio de funcionar.

A importância da rotina definida pelo diálogo

Na comunicação, reforce que as crianças devem ter hora de sono, alimentação, higiene e brincadeira, e que isso é bom para o seu desenvolvimento. Lembre-se, sempre que possível, que essa orientação é embasada pela ciência.

A rotina também é um quesito valoroso para a saúde mental das crianças. A criança organiza o pensamento a partir das repetições. Ela passa a se organizar mentalmente e começa a elaborar sozinha novas repetições.

Mas, não pense que: porque a rotina é importante, que a agenda dos pequenos deve ser lotada de afazeres. As crianças precisam de horário para brincar e para ficar “sem fazer nada”.

A importância da rotina no sono

O sono é outro ponto que tem ligação direta com bom habito cotidiano.

As crianças precisam dormir a quantidade certa, e não só isso: dormir e acordar cedo faz toda a diferença. A criança tem que brincar ao ar livre para aproveitar os benefícios do sol, fundamental no processo de absorção de vitamina D dos alimentos.

O sono é importante também por questões hormonais. O cortisol, conhecido por ser responsável pela sensação de prazer e de bem-estar, tem o ritmo de liberação mais alto pela manhã e depois vai caindo durante o dia.

Além disso, quando as crianças dormem pouco, elas ficam mais cansadas durante o dia, o que prejudica nas brincadeiras e até no aprendizado.

As refeições, por exemplo, precisam ocorrer a cada três horas para a criança ter energia para brincar, estudar e se desenvolver corretamente.

Desta forma, quando a criança se acostuma a fazer cada coisa em um horário predeterminado, já espera por aquele momento.

Sabendo, por exemplo, que, todos os dias, ele almoça ao meio-dia, seu filho vai aprender a não pular a refeição. Vai assimilar, inclusive, que aquele momento é para comer junto com a família, sem nada que tire a atenção. Todo dia, sem escapar.

Ressaltamos ainda, sobre o uso de telas (tablets/ TVS / computadores) e celulares, verdadeiros intrusos no convívio familiar: que se não bem usados, põem em risco a saúde física, emocional e das relações.

Texto escrito por Tânia Oliveira – Pedagoga da Obra Social Dona Meca – contato: t.oliveira@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: