É brincando que se aprende
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana”. (Carlos Drummond de Andrade)
Muito se fala sobre o lúdico como recurso pedagógico e terapêutico.
Lúdico é uma palavra de origem latina que usamos quando queremos falar de jogos e divertimento, o quê está relacionado ao ato de brincar. Incluo, na brincadeira, o ato de ler, contar histórias.
Chamamos, por atividades lúdicas, as atividades de entretenimento, ou seja, que dão prazer e divertem as pessoas envolvidas.
Brincar é importante para o desenvolvimento humano, tão verdade que é um ato natural!
A ação de brincar e de ler envolve o indivíduo e cria um clima de entusiasmo. Um aspecto emocional-mente importante, que funcionará como motivador, gerando um estado de vibração e euforia. Observamos que, por meio do lúdico (brincadeira e leitura), o individuo: forma conceitos seleciona idéias, estabelece relações lógicas, integra percepções, direciona suas energias, ultrapassa dificuldades, muda sua realidade, fantasia, compreende o mundo, desenvolve a linguagem, aprende a concentrar-se, a pensar, a criar estratégias, etc.
Um dos autores que embasam a pedagogia moderna é Jean Piaget, que pensou o lúdico da seguinte forma:
“O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral. Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, desen-volvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais.” Piaget (1967)
O lúdico é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores e terapeutas interessados em promover mudanças. Podemos ver isso no dia-a-dia dos nossos profissionais, onde as terapias buscam sempre trabalhar de forma lúdica, buscando, na verdade, um maior desenvolvimento uma comple-mentação de todas as atividades exercidas por nossas crianças e jovens.
Jogar não é passar o tempo para distrair o indivíduo. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação motora, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorece a progressão da palavra, impulsiona a observar e conhecer as pessoas e as coisas.
Brincar é natural e essencial para que o indivíduo manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral descobrindo seu próprio Eu. A ludicidade é tão importante para a saúde mental do ser humano que merece atenção, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser. É o espaço e o direito de todo o indivíduo para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
*Texto escrito por Tânia Oliveira – Setor de Pedagogia