Formação dos hábitos alimentares na infância

Com o objetivo de conscientizar os pais sobre a importância na vida alimentar dos filhos, a Semana de Orientação de Nutrição aconteceu de 15 a 19 de Junho, abordando a influência dos pais na alimentação e na construção dos hábitos alimentares de seus pequenos.

Os hábitos alimentares são construídos ainda na infância, no período de 0 a 2 anos, quando acontece o desmame (em alguns casos) ou a diminuição na freqüência das mamadas, e é introduzida a alimentação complementar. Neste período, acontece a formação do caráter alimentar da criança (hábitos alimentares), período muito propício para a oferta de todos os gêneros alimentares, facilitando para que a criança tenha uma boa aceitabilidade a diversos alimentos na vida adulta. Vale ressaltar que estes hábitos também sofrem influência do meio em que a criança está inserida, como a escola, projetos ou até devido à condição financeira da família, em determinados períodos. Por isso, é tão importante que a alimentação dos pais seja exemplo aos filhos e que o consumo de alimentos industrializados não seja frequente e nem estimulado.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre as crianças brasileiras de 5 a 9 anos de idade, 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas são obesos e 34,8% dos meninos e 32% das meninas, também nessa faixa etária, têm sobrepeso. De uma forma geral, a velocidade em do aumento das estatísticas sobre o excesso de peso está muito maior nas crianças do que na população adulta, o que está muito relacionado à cultura alimentar, influências de publicidades, fast foods, comida congelada e a “falta de tempo”.

A alimentação em grupo favorece a modificação dos hábitos e influencia na construção dos mesmos, sendo o ambiente familiar o melhor lugar para iniciar qualquer modificação ou começar a introdução alimentar de forma correta. Para isso, é fundamental que a família – ou o ambiente em que a criança vive – tenha educação nutricional.

*Texto escrito por Jéssica Castelo – Nutricionista da OSDM.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.