Semana de Orientação da Psicomotricidade

De 13 a 17 de Abril, aconteceu a Semana de Orientação da Psicomotricidade, na qual as profissionais Luiza Sá Freire e Roberta Lopes palestraram sobre a experiência na prática psicomotora, conforme estas descrevem abaixo:

“Iniciamos com um vídeo motivacional (“o que a mãe desse menino cego fez…”, que relata a história de uma criança cega, que é incentivada pela mãe a superar seus próprios limites e alcançar sua independência), com o objetivo de mostrar a todos que estavam presentes o quanto é importante dar, à cada criança, a oportunidade de descobrir seus próprios limites. Isto porque, na maioria das vezes, não por maldade, mas por instinto materno, acabamos tomando a frente da situação e não permitindo que a criança vivencie práticas importantes para seu desenvolvimento.

Sabemos que existem muitas dúvidas referentes à Psicomotricidade e, sendo assim, nossa proposta para Semana de Orientação foi fazer com que os responsáveis experimentassem as atividades vividas em nossa sala de estimulação. Percebemos a necessidade dos responsáveis em vivenciarem tudo aquilo que suas crianças praticam em nossas sessões. Sendo assim eles experimentaram pula-pula, bolas de bobath, piscina de bolinhas, blocos de espuma, balanço de espuma e corda etc., onde explicamos a função de algumas atividades e a importância do brincar, auxiliando também em ‘como interagir com seus filhos nas brincadeiras do dia-a-dia.

Finalizamos explicando que a Psicomotricidade é a ciência que se fundamenta na interação cognitiva, sensoriomotora e psíquica na construção de cada indivíduo, através do movimento e do brincar, estimulando a criança a ser consciente de seus atos e compreender suas capacidades e possibilidades, expressar suas necessidades e vontades, se relacionando dentro da sociedade em que vive.

Nosso encontro gerou muitos momentos de alegria e satisfação, além de uma enorme vontade de repetir a experiência vivida em nossa reunião. Esperamos rever todos novamente!”

*Texto escrito por Luiza Sá Freire e Roberta Lopes- Equipe de Psicomotricidade

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.