Leitura e Cidadania
Em Setembro, o setor de pedagogia da OSDM, com o apoio da Editora Paulus e da Capemisa Social, realizou a ação “Vivência e Cidadania – Cada história uma experiência”.
A editora Paulus doou dois kits, cada um com cinco livros: um kit infantil e outro infanto-juvenil.
Observando que o público da OSDM é de crianças com as deficiências mais diversas, optou-se trabalhar com os responsáveis. Para que, através desta ação, pudéssemos criar um momento em que os responsáveis conversassem e pensassem sobre os diferentes assuntos do seu cotidiano, por meio de temas propostos; fazê-los refletir sobre a correria do dia-a-dia e como, com isso, os seres humanos se tornam automatizados. Logo, as pessoas não pensam sobre simples ações que poderiam fazer de forma diferente, ou ações que poderiam ajudar no seu dia e/ou na sociedade. Além disso, a ação também busca contar histórias de forma mais dinâmica e participativa, conseguindo assim prender a atenção de todos e tornar um hábito a contação de histórias, para que os pais sejam multiplicadores deste modelo, interagindo melhor com seus filhos e familiares, criando um momento de vínculo afetivo, diálogo e troca. Tudo através do uso da leitura!
Os encontros têm o mesmo tempo de duração que uma terapia (35 minutos). Divididos em três ações, sendo: a contação de histórias, realizada com um material leve e descontraído, para que os pais possam tornar esse momento com os filhos, mais dinâmico e prazeroso. Então, passam por um momento de escrita, onde são desenvolvidas as habilidades dos responsáveis, de acordo com o tema. E, por fim, a tomada de consciência, onde ocorrem debates sobre o tema abordado pelo livro.