Aprendendo a falar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maioria das famílias que buscam um fonoaudiólogo desejam que seus filhos falem. Muita gente diz: “Espera, cada criança tem seu tempo, o filho do vizinho da minha tia só falou com 5 anos.” É bem verdade que cada criança tem seu tempo, porém, existem parâmetros de normalidade.

Espera-se que a criança de 1 ano fale suas primeiras palavras; aos 2 anos, que inicie o uso de frases simples; aos 4 anos, que seja capaz de elaborar frases de cinco a seis palavras. E com 6 anos, é esperado que a mesma já articule todos os sons da fala, utilize frases gramaticalmente corretas e narre fatos e histórias com desenvoltura.

Esses parâmetros são os marcos do desenvolvimento de fala. Quando o pequeno apresenta desenvolvimento diferente destes marcos, significa que ele precisa de ajuda para se desenvolver. Seja uma criança típica com atraso de fala, ou uma criança atípica apresentando algum diagnóstico clínico – que dificulte o desenvolvimento de sua linguagem e fala).

Ao chegar ao Fonoaudiólogo, a família será orientada: “antes de falar, ela precisa se comunicar”. Mas o que é se comunicar? Como seria uma comunicação sem fala?

O ato de comunicar implica em “trocar mensagens”, que, por sua vez, envolve emissão e recebimento de informações. Ou seja, precisamos de alguém que inicie a comunicação, alguém que receba e responda e algo a ser comunicado.

Então, por exemplo: se o brinquedo está no alto e a criança te puxa e olha para o brinquedo, significa que ela está te comunicando que quer o brinquedo. Você pode ampliar a comunicação verbalizando para ela: “Você quer tal brinquedo? Entendi. Vou pegar para você.” É importante salientar que favorecer a comunicação não significa ceder a todos os desejos da criança. No caso acima, a resposta poderia ser negativa, como: “Você quer tal brinquedo, eu entendi. Mas agora não pode. Nós vamos sair.”

Este é somente um exemplo, mas, na prática, temos muito o que trabalhar para que a criança – de fato – se expresse. É importante que ela entenda o mundo à sua volta, tenha atenção suficiente para comunicar, tenha o desejo de comunicar e acesso a um modo em que ela seja capaz de comunicar.

 

Texto escrito por Raquel Gomes – Fonoaudióloga da Obra Social Dona Meca.

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