Fisioterapia Motora

Na semana de orientação do setor de Fisioterapia Neuromotora, mostramos aos responsáveis presentes que a criança, ao nascer, ainda não tem seu cérebro completamente desenvolvido, ela percebe o mundo pelos sentidos e age sobre ele, criando uma interação que se modifica no decorrer do seu crescimento. Em algumas de nossas crianças, estes sentidos falham ou ficam alterados e podem comprometer o seu desenvolvimento motor, perdas na área sensorial, noção espacial, esquema e percepção corporal, poderá haver alteração no equilíbrio, coordenação, falta de atenção ou dificuldades cognitivas. É a frequência, intensidade, duração e impacto funcional desses sintomas que determinam a disfunção.

São esses sentidos que devem ser olhados com cuidado:
– Tátil- Auditivo- Oral- Olfativo- Visual;
– Vestibular: no ouvido dá as reações ao movimento e equilíbrio;
– Proprioceptivo: o sentido da “posição” do corpo e suas alterações.

Depois dessas informações, realizamos atividades práticas para perceberem o uso dos sentidos e os presentes ainda receberam algumas sugestões de estimulações para realizarem com suas crianças em casa. Aqui estão algumas delas: Na hora do banho, usar buchas e toalhas variadas, manipulação desuperfícies de texturas diferentes como tapetes, colchonete e carpetes, usar redes ou balanços de tamanhos e formas variados. Usar, também, o ‘‘Tapete Voador’’: puxar a criança sentada ou deitada sobre uma colcha ou tapete; Frequentar parquinhos, brincar com lanternas, fazer sombras iluminando objetos, providenciar livros com figuras amplas, ensinar canções e ouvir estilos musicais diferentes.

Lembramos que o Setor de Fisioterapia está sempre à disposição dos pais e responsáveis para orientações.

Obrigado a todos pela confiança em nosso trabalho.


Texto de Fabiana Azevedo e Raquel Costa, fisioterapeutas da OSDM.

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