Orgulho OSDM

Obra Social Dona Meca tem a missão de transformar vidas, através do acolhimento e serviços socioassistenciais, contribuindo para o desenvolvimento, autonomia e inclusão. Com mais de 31 anos de existência, centenas de crianças e jovens foram atendidos pela Instituição – como Lucas Lino, de 26 anos, ex-beneficiário OSDM. Diagnosticado com Paralisia Cerebral, entrou para Obra Social em 1998 e, durante 18 anos, realizou diversas atividades: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Psicologia, Hidroterapia, Capoeira, Psicopedagogia, Natação, dentre outras. Mesmo após sua saída, em 2015, Lucas nunca deixou de ser membro da Família OSDM.

“Para mim, a Obra Social Dona Meca tem uma importância muito grande. Passei a minha infância toda por essa Instituição e foi onde eu pude evoluir. E com todas as atividades que fiz ao longo dos anos, superei muitos obstáculos ao tratar da minha deficiência, que é Paralisia Cerebral. Como resultado, houve uma melhora significativa no meu quadro e, hoje, consigo realizar muitas tarefas de forma autônoma. Alguns dos resultados obtidos foram: andar sozinho por alguns metros, comer e falar melhor. Também fiz grandes amizades neste lugar.” – disse Lucas.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá, o ex-beneficiário entrou em contato com a Presidente da Instituição – Rosangela Chacon – para dar uma notícia, porém, “só podia ser pessoalmente”. Ao se encontrarem na Sala de Diretoria, Lucas contou: passou em um concurso do Banco do Brasil! Ficou em 4° lugar, dentre as 6 vagas para PcDs. Rosangela não conteve sua emoção, orgulho e felicidade ao receber esta notícia e deu-lhe um abraço afetuoso – poucos, além deles próprios, sabem o tamanho do significado desta conquista.

“Pelo fato de ela ter me acolhido na Casa, durante 18 anos, e sempre me tratar com muito carinho, trata-se de uma pessoa muito querida por mim, que eu tenho uma enorme gratidão. E essa notícia seria um dos frutos de muitos anos de convivência e dedicação dela comigo. Tive muito prazer de dar esta notícia à ela pessoalmente, para dar um abraço bem apertado nela, como demonstração de agradecimento por tudo que ela fez para mim e para muitos jovens que passam pela Dona Meca.” – afirmou Lucas.

Após ter feito dois concursos em 2021 e ter “batido na trave”, ele não desistiu e continuou estudando. Em 2022, quando estava passando alguns dias em Teresina com sua avó, viu uma matéria comunicando que estavam abertas as inscrições para o concurso do Banco do Brasil. Seria a segunda vez em que iria se inscrever para a mesma Instituição. No dia 23 de abril de 2023, realizou a prova, que durou cerca de 6 horas. Em 14 de julho, foi divulgado o resultado final: apreensivo, Lucas entrou na página da banca organizadora e viu as notas das disciplinas que estavam incluídas. No final da página, constava como CLASSIFICADO! Ainda assim, sem acreditar … acessou o site do Diário Oficial da União, para ver se o seu nome estava entre os aprovados e lá estava! Foi tanta alegria que nem conseguia falar. Sua avó – que estava ao seu lado – não entendeu em um primeiro momento: ele só conseguia apontar para tela do notebook. Ao visualizarem, ambos – emocionados – abraçaram-se. Lucas pretende continuar estudando para outros concursos e crescendo profissionalmente.

Texto escrito por Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.