A Arte como ferramenta de inclusão

A arte pode ser uma ferramenta poderosa para socialização, integração e melhora do comportamento de pessoas com deficiência. Segundo um artigo da Universidade Federal da Paraíba: “a arte pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, biopsicossocial e cultural de alunos com deficiência, além de proporcionar espaços para o autoconhecimento e a expressão pessoal”. Através das diversas linguagens artísticas (como a pintura, o desenho, a escultura, a música, a dança e o teatro), as PcDs podem experimentar e descobrir a si mesmas, bem como sua expressão, comunicação e possibilidades de criação.

Além disso, o artístico pode ajudar na integração de outros grupos sociais – contribuindo, de forma significativa, para elevar a auto estima, através de suas diversas expressões. Por meio da arte, o indivíduo com deficiência pode articular-se, socializando seu interior e demonstrando sua singularidade!
Na OSDM, esta é uma das atividades culturais que potencializa resultados terapêuticos, atua como habilitação / reabilitação, desenvolve a criatividade, interação social, diversão e conhecimento para crianças e jovens PCDs.

NOTA: A partir de Janeiro, a Oficina de Artes / Artesanato da OSDM pertence ao Projeto Cultura PcD (II) – Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) – Parceiros Sociais: Amil, Brunel Energy

Texto escrito por Fellippe Candido – Instrutor de Artes OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.