Psicomotricidade: Promovendo habilidades funcionais, independência e bem-estar

A Psicomotricidade é uma das terapias oferecidas gratuitamente, na OSDM, aos nossos beneficiários (pequenos e jovens com deficiência, em vulnerabilidade social).

Os atendimentos são realizados em prol da habilitação e reabilitação do público PcD infanto-juvenil, contribuindo positivamente ao aprimoramento de suas habilidades funcionais, independência e bem-estar.

Allan Gomes, Psicomotricista da Obra Social – trabalha aspectos emocionais, cognitivos e motores – como estimulação do cognitivo, através do pareamento das cores integrado à coordenação motora fina.

“O objetivo maior em nossos trabalhos é dar estímulos, passar o conhecimento pra eles para que eles possam convertê-lo nas atividades no dia a dia. Ou seja, dá mais autonomia para eles nas atividades de casa, nas atividades da escola – que consigam se socializar numa praça e tenham realmente essa autonomia principal.” Allan Gomes, Terapeuta OSDM.

O desenvolvimento psicomotor é imprescindível para as crianças e adolescentes com deficiência, pois leva ao crescimento nas dimensões afetivas, motoras e no processo de aprendizagem.
Camila Leonardo, também Terapeuta da Instituição, aborda técnicas que estimulam a atenção, raciocínio lógico, sequência lógica, linguagem, praxia fina, organização espacial – como um jogo de quebra-cabeça.

“Aqui, no nosso Setor de Psicomotricidade, utilizamos algumas atividades e, dentre elas, trabalhamos atenção, como quebra cabeça. No circuito psicomotor, podemos envolver as habilidades de lateralidade, equilíbrio, organização espacial. Nos jogos de encaixe, também executamos muito pareamento, “saber se é igual ou diferente”, cores, tamanhos e formas. Assim, de uma forma lúdica, a gente consegue desenvolver estas habilidades na reabilitação de nossas crianças.” Camila Leonardo, Psicomotricista OSDM.

Os atendimentos realizados por nossos terapeutas atuam no enfoque das dificuldades e transtornos de cada beneficiário, utilizando atividades lúdicas divertidas e métodos – possibilitando o aprimoramento das relações afetivas, que influenciam na autoestima das crianças / adolescentes e em seu reconhecimento como parte de um grupo social.

Texto escrito por Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.