Outubro: Mês de celebrações em prol a inclusão social e respeito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física – 11 de Outubro – e Dia Nacional da Paralisia Cerebral – 20 de Outubro: estas datas possuem extrema importância, pois suas divulgações são importantíssimas à sociedade e auxiliam para que as pessoas com deficiência sejam vistas e notadas como pessoas “existentes” – minimizando o descaso social e promovendo conscientização e inclusão. Falem, divulguem … para que, cada vez, mais pessoas conheçam sobre a importância destes dias!

Cientes do acima, vamos falar de um Esporte Adaptado aos pequenos e jovens PcDs?
A NATAÇÃO é muito popular por todo o mundo: pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, com muita liberdade, em qualquer lugar com água – mas há de se ressaltar a necessidade de profissionais capacitados ao atendimento de pessoas com deficiência e/ou sem experiência na prática. Para pessoas com deficiência, além de todos os benefícios já conhecidos, o nado também auxilia na organização espaço-tempo, equilíbrio, postura e coordenação dos praticantes – através de uma maior consciência corporal. O Esporte tem, ainda, um importante papel na melhora das resistências cardíaca e respiratória, já que beneficia a circulação do sangue e fortalece a musculatura intercostal e abdominal. Esta atividade esportiva também ajuda na socialização, trabalhando aspectos como afetividade, autoconfiança e criatividade – o que torna a Natação completa e muito recomendada às crianças e adolescentes com deficiência.
Na OSDM, ela é realizada de forma lúdica, dinâmica, com a devida orientação profissional e com muita responsabilidade, buscando excelência e inovação – ajudando-os em questões motoras, sensoriais, na interação social e bem estar, para um desenvolvimento biopsicossocial mais amplo e completo possível.

Referências:
•BURKHARDT, R; ESCOBAR, M. O. Natação Para Portadores de Deficiências. 8. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S. A, 1985.

•FREITAS, P. S.; CIDADE, R. E. A. Noções sobre Educação Física e Esporte para pessoas portadoras de deficiência: uma abordagem para professores de 1º e 2º graus. Uberlândia, MG: Gráfica Breda, 1997.

Texto escrito por Joseilda Silva – Professora de Natação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.