Esporte: Uma ferramenta da inclusão

Em 21 de Setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A missão da Obra Social Dona Meca é promover aos seus beneficiários a habilitação e reabilitação, reconhecendo-os como seres integrais, favorecendo o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e a inclusão na sociedade. Neste cenário inclusivo, de luta, empoderamento e superação da pessoa com deficiência; temos a ex-beneficiária da Instituição, Camila Dias – uma jovem atleta Paralímpica de apenas 13 anos.

Camila foi atendida na Obra Social Dona Meca de 2011 a 2021. Durante estes 10 anos, realizou terapias, oficinas e esportes – sendo um deles a natação. Segundo a jovem: “A natação é um esporte onde ela se encontrou e gosta de fazer. É um lugar onde se distrai de tudo, é só ela e a água.”
Além disso, através do nado, Camila passou a interagir mais com as pessoas – fazendo novos convívios – e obteve melhorias em sua parte respiratória. Disciplinada, carismática, de sorriso largo no rosto e cheia de sonhos – a atleta almeja estar no pódio das próximas Paralimpíadas.

“Seria muito gratificante pois poderia ver de lá todo o meu começo, a trajetória e tudo que fiz para estar ali.” – afirmou Camila.
Os desafios para uma jovem atleta sem patrocínio, em busca de suas realizações, não é fácil. Ela possui a ajuda e apoio de seus pais, que são seus maiores incentivadores e fãs. Sua mãe Gracie a acompanha em todas as rotinas e atividades.

“O esporte abriu muitas portas pra gente! Fez novas amizades, aos poucos foi perdendo a vergonha, foi interagindo com outras pessoas. Além de poder viajar para outros lugares e ter outras vivências.” – disse Gracie.

Gracie ainda completou, ao dizer: o quanto é grata ao “Dona Meca” por todo acolhimento que recebeu, a importância das atividades que sua filha realizou para melhora dos aspectos físicos, motores e sociais.

O esporte é um grande meio de inclusão social para pessoas com deficiência e uma das atividades oferecidas pela OSDM. Isso só reafirma o quanto é importante aos pequenos e jovens que desenvolvam suas habilidades para melhora da autoestima, qualidade de vida, promoção da autoconfiança e bem-estar.

Algumas conquista incríveis dessa grande atleta – Camila Dias:
• Paralimpíadas Escolares (5 Medalhas de Ouro)
• Brasileiro Sub20 (4 Ouros, 1 Prata, 1 Troféu por Eficiência e 1 Troféu por ITC – Índice Técnico)
• Mundial Gymnasiade (1 Bronze)

Texto escrito por Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.