Dia Nacional de Luta das pessoas com Deficiência

O “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 2005, pela Lei nº 11.133. Por estar próximo do início da Primavera (estação conhecida pelo aparecimento das flores), representa o nascimento e a renovação da “Luta das pessoas com deficiência”, além da importância do desenvolvimento de meios de inclusão social para as mesmas.

A Fonoaudiologia é “uma ciência que tem a comunicação humana como objeto de estudo – no que se refere ao seu desenvolvimento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos nas funções auditiva e vestibular, cognitiva, nas linguagens oral e escrita, na fala, na voz, na motricidade orofacial e na deglutição” (CFFa, 2002).

Pessoas com deficiência têm sua vida impactada positivamente por esta profissão, através de atendimentos especializados, que promovem – em ambiente favorável – o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, quanto aos aspectos linguísticos, comunicativo e social (promovendo melhoria em sua qualidade de vida).

O Setor de Fonoaudiologia da OSDM atua junto aos beneficiários na Sede, além dos pequenos e jovens acolhidos nos Abrigos Casa Lar Dona Meca & Casa Lar Balthazar.

O trabalho realizado e desenvolvido junto às nossas crianças – promovendo autonomia, socialização e bem estar – acontece da seguinte forma:

• Orientação e acompanhamento da amamentação e função comunicativa dos recém natos e lactentes;

• Intervenção (sob demanda) das crianças da Casa Lar Balthazar, no espaço físico da Sede;

• Orientação e intervenção, junto aos acolhidos jovens e adultos da CLDM, no que se refere aos aspectos do Sistema Estomatognático e comunicação;

• Intervenção junto aos beneficiários, na Sede OSDM.

Texto escrito por Viviane Telles – Fonoaudióloga OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.