Coluna Casa Lar – Dança e Inclusão: C.L Balthazar e C.L Dona Meca

Podemos afirmar que a relação entre dança e inclusão social traz “apenas” benefícios. Além de adquirir habilidades e manter-se em forma, compartilhar experiências e sentimentos; é o que nos torna mais interessantes aos olhos dos outros, e também transforma coisas simples em arte.

A atividade realizada na Casa Lar Dona Meca proporciona a aprendizagem cognitiva, psicomotora e social, em relação às crianças e jovens com deficiência.

Assim, aprender a dançar ajuda a aprimorar a própria imagem, estimulando uma consciência corporal que leva a um aumento da criatividade e da habilidade em se expressar – o que nem sempre é fácil para uma pessoa com deficiência. Tudo isso pode levar a uma melhor auto afirmação e melhora da autoestima.

Também é praticada com os pequenos e pequenas sem deficiência da Casa Lar Balthazar, que têm como objetivo maior: compartilhar sorrisos entre eles e fortalecer os laços de afinidade existentes – conquistando novos ciclos de amizades, além, claro, da realização da Dança em si.

A modalidade promove bem-estar, alegria, autonomia e independência a TODOS (sem exceção!). Sempre tratados de forma humana e igualitária, respeitando seus respectivos graus de dificuldade e aprimorando seus pontos fortes.

Texto escrito por Andreia Simões – Profissional de Educação Física OSDM

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.