Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi criada, em 1963, pela Federação Nacional das Apaes, com propósito de consciencializar a população sobre a importância de incluir as pessoas com deficiências dentro da sociedade e combater a discriminação e o preconceito. No percurso da campanha, ocorrem diversos eventos para a conscientização de forma criativa – por meio de feiras de ciência, experiências exitosas, oficinas de contação de histórias, demonstrações artísticas, concursos de poesia, campeonatos, danças, rodas de conversa, encontros de estudos, visitações, seminários, exposições e festivais diversos.

A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é de extrema importância no tratamento das pessoas com deficiência, pois – para melhorar a qualidade de vida – utiliza métodos e abordagens sensório-motoras, as quais visam à reabilitação funcional, ao desenvolvimento / potencialização de habilidades motoras e à prevenção de comorbidades ou deformidades que podem surgir na criança com deficiência.

O Setor de Fisioterapia da Obra Social Dona Meca é dividido em três especialidades que atuam de forma interdisciplinar, atendendo o público PcD infanto-juvenil com lesões originadas no sistema nervoso central. Durante o primeiro contato com as famílias assistidas, o Profissional estabelece objetivos funcionais alcançáveis para o desenvolvimento da criança e orienta os responsáveis a reproduzi-los no ambiente domiciliar, salientando que a influência da família no processo terapêutico permitirá a aquisição de resultados mais rápidos e eficazes.

Por fim, ressaltamos que é importantíssimo atentar ao fato de que a conscientização não se restringe a apenas uma semana específica, e sim ao cotidiano. Isso posto, o intuito de tal Campanha é sensibilizar a população no que tange à necessidade de incluir e apoiar todos os cidadãos pertencentes ao contexto supramencionado.

Texto escrito por: Pablo Rosa – Terapeuta Neurofuncional OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.