Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi criada, em 1963, pela Federação Nacional das Apaes, com propósito de consciencializar a população sobre a importância de incluir as pessoas com deficiências dentro da sociedade e combater a discriminação e o preconceito. No percurso da campanha, ocorrem diversos eventos para a conscientização de forma criativa – por meio de feiras de ciência, experiências exitosas, oficinas de contação de histórias, demonstrações artísticas, concursos de poesia, campeonatos, danças, rodas de conversa, encontros de estudos, visitações, seminários, exposições e festivais diversos.
A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é de extrema importância no tratamento das pessoas com deficiência, pois – para melhorar a qualidade de vida – utiliza métodos e abordagens sensório-motoras, as quais visam à reabilitação funcional, ao desenvolvimento / potencialização de habilidades motoras e à prevenção de comorbidades ou deformidades que podem surgir na criança com deficiência.
O Setor de Fisioterapia da Obra Social Dona Meca é dividido em três especialidades que atuam de forma interdisciplinar, atendendo o público PcD infanto-juvenil com lesões originadas no sistema nervoso central. Durante o primeiro contato com as famílias assistidas, o Profissional estabelece objetivos funcionais alcançáveis para o desenvolvimento da criança e orienta os responsáveis a reproduzi-los no ambiente domiciliar, salientando que a influência da família no processo terapêutico permitirá a aquisição de resultados mais rápidos e eficazes.
Por fim, ressaltamos que é importantíssimo atentar ao fato de que a conscientização não se restringe a apenas uma semana específica, e sim ao cotidiano. Isso posto, o intuito de tal Campanha é sensibilizar a população no que tange à necessidade de incluir e apoiar todos os cidadãos pertencentes ao contexto supramencionado.
Texto escrito por: Pablo Rosa – Terapeuta Neurofuncional OSDM