Coluna Casa Lar – A atuação da Psicologia na C.L Balthazar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A profissão de Psicóloga(o) foi regulamentada no Brasil, através da Lei 4.119 de 27 de agosto de 1962. E o Dia Nacional do Psicólogo passou a ser celebrado oficialmente, a partir da Lei 13.407/2016, instituindo a data de 27 de agosto para esta comemoração. Atualmente, a Psicologia conta com diversas áreas de atuação, sendo a “Instituição de Acolhimento” uma delas.
Nas Instituições de Acolhimento, a Psicologia se depara com um campo diversificado e de alta complexidade das demandas; abrangendo não apenas questões psicológicas, mas também sociais – que possuem interface com as demandas psicológicas. Na Casa Lar Balthazar, a presença da Psicologia está nos cuidados aos acolhidos, familiares e colaboradores.

Junto aos pequenos e jovens acolhidos, a Psicologia volta-se à adaptação dos mesmos à Instituição, minimizando o sofrimento psicológico presente neste momento, por meio de intervenções durante a própria rotina. Além disso, são propiciados estímulos diversos, em prol do desenvolvimento das crianças e facilitação da expressão de suas emoções e sentimentos. E, em caso de necessidade, é realizado encaminhamento psicoterapêutico – na própria Obra Social Dona Meca ou em unidade do Sistema Único de Saúde.
Referente aos Familiares, são realizados atendimentos para a contribuição no estudo psicossocial, visando contribuir com a resolução jurídica de cada caso. E, ainda, é realizado o acompanhamento da visitação (quando há autorização judicial), para acompanhar a adaptação da criança e seus familiares (ou requerentes).

Já acerca dos Colaboradores, são realizadas capacitações periódicas em diferentes temáticas, para auxiliá-los no manejo de diversas situações que ocorrem no cotidiano junto aos acolhidos. E, diariamente, a Equipe de Psicologia os acompanha, realizando orientações e intervenções pertinentes a cada situação ocorrida.
Por fim, ressalta-se que a Psicologia possui muitos desafios durante seu cotidiano, mas também há muitas possibilidades de atuação – objetivando a proteção, o melhor desenvolvimento e bem-estar das crianças em nossas Unidades de Acolhimento.

Texto escrito por Erika Guimarães – Psicóloga Casa Lar Balthazar

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.