Dia do Orgulho Autista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18 de Junho é o “Dia do Orgulho Autista”. A data começou a ser comemorada em 2015 e celebra a criação da primeira Instituição a utilizar o termo “orgulho” relacionado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA): a norte-americana Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade, em tradução livre; o termo “aspies” é uma abreviação de Asperger, e é usado naquele país para se referir a pessoas com a Síndrome de Asperger).

O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa quanto ao transtorno, conscientizar a sociedade em geral e passar o autismo de “doença” para “diferença”. Assegurar que as pessoas com TEA não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias – que lhes trazem desafios e recompensas únicas. É a essência da comemoração.

Além disso, orientar e amparar as famílias, fortalecer vínculos, esclarecer dúvidas e promover a igualdade, garantindo direitos, permitindo chances de inserção e inclusão social. Tais ações promovem, portanto, qualidade de vida aos pacientes – e, claro, também a seus responsáveis.

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da fala e/ou linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.

O atendimento realizado na Obra Social Dona Meca envolve profissionais de diferentes áreas terapêuticas, habilitados a desenvolverem atividades que estimulem funções promotoras de maior qualidade e desempenho, auxiliando a aprendizagem de Atividades Diárias, Comunicação e Socialização.

Texto escrito por: Andréa Macário – Fonoaudióloga OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.