Doações que transformam vidas

 

 

 

 

A Obra Social Dona Meca é uma Instituição de caráter filantrópico, que atende gratuitamente – em habilitação e reabilitação – crianças e jovens com deficiência, em situação de extrema vulnerabilidade social.

Há 3 décadas, a OSDM enfrenta diversos desafios para proporcionar melhor atendimento às suas mais de 200 crianças (Sede), além da manutenção de dois Abrigos: Casa Lar Dona Meca (crianças e jovens com deficiência – 0 a 18 anos) e Casa Lar Balthazar (crianças sem deficiência – 0 a 6 anos) – ambos, com até 20 crianças cada. Nossa Sustentabilidade é conquistada, dia a dia, por diferentes – e importantíssimos! – caminhos trilhados ao lado daqueles que conhecem e confiam nesta Obra do Bem: solidariedade de pessoas físicas (madrinhas, padrinhos, sócio-colaboradores – recorrentes ou pontuais), organizações que colaboram com doações, programas de sustentabilidade, apoios e patrocínios de Projetos por Empresas socialmente responsáveis, além, claro, de arrecadações em eventos, crowdfundings, bazares e etc.

O Programa de Apadrinhamento é responsável pelo relacionamento e gerencia as doações mensais de pessoas físicas amigas da OSDM. É um dos principais meios para a captação de recursos e, portanto, continuidade dos 17 atendimentos oferecidos na Sede (09 terapias – atividades fundamentais – 04 esportes e 04 oficinas culturais – ativ. potencializadoras), além dos elementos necessários de um Lar aos pequenos e jovens acolhidos.

Maria Leonor, 73 anos, foi a pioneira do Programa – que, até então, era feito através do pagamento em carnê. Há anos, ajuda-nos carinhosamente como madrinha de Erick Amaral – portador de deficiência neurológica, usuário de cadeira de rodas e um dos acolhidos do Balthazar.

Segundo suas palavras: “No Programa de Apadrinhamento, o grande beneficiado é você! É um passo para sua própria felicidade. Você escolhe incluir uma pessoa na sua vida.”

Além de ocupar um papel muito importante na manutenção de nossa OSDM (ações e infra-estrutura), Leonor é voluntária e sempre está disposta a ajudar, de todas as formas possíveis, em prol do bem-estar maior das crianças. Muito solícita e com coração cheio de afeto, ela entende a dimensão e grandiosidade sobre “ser madrinha de um pequeno com deficiência” – uma vez que este necessita de cuidados, apoio – e muito carinho! – por toda a vida.

“A Dona Meca é abençoada, é uma energia de luz, que nos disponibiliza ajudar pessoas – é um amor incondicionável e intangível” – afirmou D. Leonor.

E, assim como “Madrinhas e Padrinhos OSDM” são pessoas especiais, nossos contribuintes Sócio-Colaboradores não ficam para trás.

Regina Célia, de 72 anos, que também faz parte do Programa, não contém o prazer e a emoção por fazer parte da Obra Social. Professora e Pedagoga, começou como voluntária para alfabetizar os responsáveis dos beneficiários. As aulas tiveram uma repercussão maior do que esperava, tornando-se voluntária também aos pequenos – sendo este um grande desafio, uma vez que ela nunca havia lecionado para pessoas com deficiência (PcDs).

De acordo com Regina: “um aprendizado de vida, um trabalho que não tem preço”. Atualmente, devido a questões de saúde, ela precisou afastar-se de tal voluntariado específico, mas como dizemos, por aqui, em um velho ditado: “uma vez Dona Meca, sempre Dona Meca”.

Hoje, ela atua como Sócio Colaboradora e auxilia ativamente nas arrecadações e doações para a Instituição. Também conta com auxílio de sua sogra – Josepha Dicenna – nesta empreitada: uma senhora de 92 anos, que faz dezenas de panos de prato, a serem vendidos no Bazar Beneficente OSDM.

Maria Leonor e Regina Célia retratam anseio em ajudar o próximo transformando vidas, não só com colaborações, mas também doando amor, carinho e afeto às nossas crianças e jovens. Encerramos esta matéria com uma frase muito inspiradora, relembrada pela própria Leonor.

“Somente aquele que se dispõe a fazer as coisas pequeninas que sabe e pode, virá a saber e poder realizar grandes coisas.” (Emmanuel – Chico Xavier)

Texto escrito por: Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.