Dia Internacional da Síndrome de Down

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 21 de Março, comemoramos o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi escolhida como forma de representação da triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome. Este dia serve como uma conscientização mundial sobre tal condição genética e, ainda, para lembrarmos que precisamos assegurar a igualdade nas oportunidades e inclusão na sociedade.

Cada ser humano com Síndrome de Down é único e apresenta características particulares. Dessa forma, o acompanhamento médico e terapêutico se faz necessário desde o nascimento, a fim de garantir um adequado desenvolvimento de habilidades essenciais para sua funcionalidade, nos mais diversos ambientes e contextos.

A Terapia Ocupacional para indivíduos com Síndrome de Down é fundamental, desde a estimulação precoce nos primeiros meses de vida. O terapeuta ocupacional desenvolve um trabalho de forma lúdica, com os objetivos: promover o “brincar funcional” e a interação social, além de desenvolver habilidades de desempenho (garantindo funcionalidade, independência e autonomia em atividades cotidianas significativas). É desta forma que ocorre o trabalho terapêutico ocupacional, na Obra Social Dona Meca!

Nascer com Síndrome de Down não é um fator impeditivo para uma vida cheia de realizações. Por isso, precisamos promover uma conscientização da sociedade, como forma de garantir acesso aos recursos e suportes necessários a um pleno desenvolvimento.

Texto escrito por Amanda Portella – Terapeuta Ocupacional OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.