Coluna Casa Lar – Nutrição das crianças e adolescentes

Além dos atendimentos multidisciplinares, as crianças e adolescentes acolhidos recebem o acompanhamento nutricional realizado pela Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Aldineia dos Santos.

Na Casa Lar Dona Meca, há a formulação de um cardápio voltado às crianças com deficiências neurológicas (que não se alimentam por via oral). São 5 acolhidas/os que fazem uso de sonda GTT (gastrostomia – alimentação que segue direto ao estômago) para sua nutrição.

As demais consomem comidas mais pastosas. É feito um acompanhamento pela Profissional, em prol de avaliar a consistência da dieta para a mudança e a inclusão de outros alimentos, como frutas e vitaminas – de acordo com cada aceitação.

Na cozinha, a Nutricionista orienta como deve ser confeccionada a alimentação dos pequenos, devido aos quadros clínicos e intercorrências específicas. Além disso, a cada 3 meses, verifica-se o peso de cada um (dependendo da enfermagem para administrar as respectivas medicações).

Os bebês e crianças (sem deficiência) da Casa Lar Balthazar também recebem todo este acompanhamento nutricional. Quando chegam à Unidade de Acolhimento, passam por uma avaliação da Equipe Médica.

Assim, Aldineia consegue atuar de acordo com a especificidade e aceitação da/o pequena/o, buscando alternativas criativas para introduzir alimentos que auxiliem em seu desenvolvimento. Além disso, a Cuidadoria ensina algumas crianças a comerem, pois há casos de menores de 2 anos (que, antes, só se alimentavam de leite materno).
Sendo assim, a Nutrição tem um papel extremamente importante no tratamento e evolução das crianças e jovens das Casas Lares OSDM, exercendo tais ações em conjunto com todo o Time, garantindo desenvolvimento físico / emocional saudável e prevenindo doenças.

Texto escrito por: Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.