Culminância do Projeto Esporte Sem Limites

Em 07 de Dezembro de 2022, realizamos a Culminância do Projeto Esportes Sem Limites (ESL). Neste dia, a emoção tomou conta de todos que estavam presentes, em uma pequena demonstração de desempenhos esportivos e terapêuticos – pertencentes a este Plano de Trabalho. Foi uma mistura de sentimentos entre risos e choros de felicidade, com direito a pódio e entrega de medalhas.

Durante sua execução (Dez. 20 a Dez. 22), o ESL objetivou promover a habilitação, a reabilitação e a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência. Ao longo de seus 2 anos, mais de 200 participantes passaram pelo Projeto e tiveram mudanças significativas em seu bem estar e saúde – melhorias de autoestima, nos aspectos afetivos, educacionais e sociais. Tudo isso através do acesso à prática do esporte e atividades psicomotoras.

Mas, para o sucesso de todo planejamento, é necessária uma boa equipe e nossos mini-atletas tiveram a melhor: profissionais que trabalharam brilhantemente até o último resultado. Um Time multidisciplinar executou as ações que, na OSDM, identificamos como: potencializadoras (Capoeira, Dança, Natação e Desporto) e fundamentais / terapias (Pedagogia, Psicologia, Hidro/Fisioterapia e Psicomotricidade).
O tema do evento foi a Copa de 2022 – com o título “Mundo Meca!’’ – e, como abertura, houve um lindo discurso da pedagoga Tia Tânia.

“A gente precisa viver em sociedade, a gente precisa da empatia, mas nós precisamos tomar cuidado com a arquibancada! Assim como no futebol, essa energia que vem de “geraldinos e arquibaldos” pode ser muito boa, mas também pode ser terrível! Por isso, façamos o nosso melhor para que o barulho da arquibancada não interfira em quem somos, porque aquela voz que vem de fora não deve ser maior do que a voz que está dentro da gente”.

Logo após, os “esportistas mirins” desceram a rampa da Sede, cantaram o Hino Nacional e realizaram um belíssimo número de dança. O dia foi tomado por momentos de Psicomotricidade (circuito), Capoeira (roda e brincadeiras de matriz africana), Desporto (futebol de pano no pátio) e Natação (nado e mini circuito). Por fim, mais duas apresentações de arrepiar com a Tia Andreia: a primeira, com um de nossos bailarinos Alejandro. A segunda, com o Gerente Operacional Bruno.

Assim como no propósito de nosso ESL – que concluiu metas de cunho esportivo, social, inclusivo, afetivo e cognitivo ao público alvo da OSDM – sempre iremos em busca de conquistas e Projetos que promovam qualidade de vida para todos.

Nossos agradecimentos ao Time OSDM & ESL – Dez. 20 a Dez. 22:

Capoeira – Alexandre David | Sincler Pegado Nunes
Dança – Bruno de Araujo Antonio | Andreia Simões
Desporto – Adriano Lopes | Allan Gomes
Fisioterapia Neuromotora – Sérgio Venício
Natação – Joseilda Ribeiro da Silva (Josy)
Pedagogia – Tânia Cristina de Oliveira
Psicologia – Nívea D’Alincourt
Psicomotricidade – Thayanna Hoffmann | Fernando Matheus | Gratielle Souza
Serviço Social – Luana Dias
Coordenação Técnica / Projetos – Kátia Medeiros | Fernando Matheus
Auxiliar de Coordenação Técnica / Projetos – Jessica Medeiros
Equipe Apoio (ASG | MKT | ADM) – Ana Claúdia Nunes, Leonardo Rocha, Luiza Mattos, Ian Martins, Marcelly Caetano, Waleska Guerçon Mourão

NOTA: Projeto ESL – executado através do incentivo fiscal do Programa Pronas PcD (Ministério da Saúde), com apoio: Aché Laboratórios, ENGIE e Sul América.

Texto escrito por: Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.