Coluna Casa Lar – Professora Itinerante quebra barreiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pedagoga Liliane Barreiras, de 49 anos, pós-graduada em Educação Especial pela UFRJ é a professora Itinerante Domiciliar da Casa Lar Dona Meca.

Com 25 anos de experiência trabalhando com Educação Especial, tem como principal objetivo trazer a escola para dentro da Casa Lar, já que a maioria de nossos pequenos acolhidos possui deficiências múltiplas com comorbidades. Mas isso não a impede de realizar todo trabalho pedagógico em função do desenvolvimento das crianças e de seus potenciais ao máximo.

Um trabalho feito com muito amor, carinho e respeito às limitações e individualidades de cada um. A professora traz a tecnologia assistiva – por meio de tablet, assistente virtual e outros programas que ajudam na comunicação – para uso em suas atividades, com a turma de 11 alunos.

“A minha grande felicidade é proporcionar para eles tudo que as crianças têm na escola” – diz Liliane.

Em 4 anos na Casa Lar, seu maior desafio, como pedagoga, é fazer com que, um dia, estas crianças possam frequentar a instituição de ensino. Por isso, é realizado o trabalho de neuropsicopedagogia, que ajuda no processo de inclusão e visa estimular áreas do cérebro do aluno, bem como auxiliá-lo em sua aprendizagem.

A música tem um papel de grande destaque neste exercício, que, através de ferramentas variadas (como pandeiro e sino), ajuda no treinamento auditivo. Além deste, outros segmentos são desenvolvidos: percepção sensorial, sistemas tátil e visual. São utilizados diversos tipos de materiais, em prol do estímulo a este método.

A Educação Inclusiva trabalha a diversidade por meio da aprendizagem, da interação, do conhecimento e da socialização. É através destes pilares que as crianças da Casa Lar Dona Meca são assistidas e quebram as barreiras impostas às pessoas com deficiência.

Texto escrito por: Marcelly Caetano – Comunicação OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.