Como a pedagogia influencia na habilitação e reabilitação das crianças?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pensamos na habilitação/reabilitação como um processo de acompanhamento de pessoas com deficiência, que tem como objetivo o desenvolvimento de suas capacidades, competências e talentos.

Tais potencialidades são importantes para melhorar a qualidade de vida das mesmas.

E, quando falamos de “qualidade de vida”, minimamente, estamos pensando no bem-estar físico, psíquico, social e educacional de todas as pessoas – independentemente do fato de terem uma deficiência… ou não.

Assim sendo, a Pedagogia – uma área que tem por princípio fundamental desenvolver e/ou aplicar métodos facilitadores ao processo de aprendizagem dos indivíduos – também têm sua importância na habilitação/reabilitação de pessoas com deficiência.

E como ela atua?

No desenvolvimento cognitivo, social e pessoal das PcDs. Seu foco são as habilidades que precisam ser desenvolvidas, integrando e incluindo, por meio de um planejamento com estratégias voltadas especificamente para aquele indivíduo: aquela pessoa única e complexa, e não para a deficiência em si.

Nossos alunos são conhecidos por seus nomes, e não por sua deficiência.

 

Texto escrito por Tânia Oliveira – Pedagoga da OSDM.

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