Os Benefícios da Dança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

Manter o corpo em movimento traz inúmeros benefícios tanto para saúde física, como para a saúde mental.

Uma excelente aliada do bem-estar e autoestima, a dança traz inúmeros benefícios para a saúde de pessoas de todas as faixas etárias, inclusive para pessoas com deficiência. Seja jazz, sapateado, ballet, forró, bolero, zumba, funk ou um ritmo que aqueça seu coração… tanto seu corpo como sua mente ganham quando a dança passa a ser parte de sua rotina.

Alguns benefícios da dança em nossas vidas:

– Músculos fortalecidos:

A partir do momento em que você começa a praticar qualquer modalidade da dança com frequência, as mudanças físicas no seu corpo são visíveis. Isso acontece porque cada estilo trabalha com diferentes grupos musculares. Ou seja, com o tempo, a musculatura fica mais forte – o que, por consequência, diminui a ocorrência de lesões.

– Sistemas cardiorrespiratórios mais resistentes:

Dançar 30 minutos (por, pelo menos, 3 vezes na semana) aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Ou seja, dançar ajuda o coração a bombear mais sangue para os músculos e para o corpo e, com isso, amplia nossa disposição e energia.

– Melhora a postura e a flexibilidade:

A dança deixa o corpo mais flexível, o que é essencial para melhorar a postura. E, com os músculos fortalecidos (em especial, o das costas), nossa percepção corporal também aumenta. Com o corpo mais alongado, criamos um “espaço maior” entre as articulações e a musculatura, o que promove uma recuperação muscular mais rápida e saudável nas situações do dia a dia.

A dança favorece tais aspectos: a autoestima, a coordenação motora e a concentração.

– Excelente aliada contra a depressão:

Um dos benefícios da dança é que, através dos movimentos realizados, nos expressamos mais naturalmente. Desse modo, é possível usar a dança como canalizador de emoções negativas, conquistando, assim, mais controle e saúde para seu lado emocional.

 

Texto escrito por: Andréia Simões – Professora de Dança da OSDM

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.