Semana Esportiva OSDM

Em julho, a Obra Social Dona Meca realizou a “Semana Esportiva OSDM”. Com o objetivo de melhorar a socialização das crianças, foram organizados “mini eventos esportivos” que pudessem atender os pequenos e jovens da casa de forma segura e divertida.

As atividades ajudam a melhorar a autoestima, o convívio social e, consequentemente, a qualidade de vida. Cada item dessa lista se encaixa como um quebra-cabeça. Respeitar as limitações, adequando modalidades e objetivos pessoais são imprescindíveis, além do acompanhamento e atenção na execução dos movimentos. É importante estimular sempre o desenvolvimento da potencialidade individual.

O Esportes Sem Limites – Projeto em execução na OSDM até Dezembro de 2022 – atende diretamente 120 crianças e jovens beneficiários da Obra Social, além de, indiretamente, suas famílias. Com o apoio da Aché, Engie e Sul América, através do incentivo fiscal do Programa Pronas PcD (Ministério da Saúde), o Projeto tem como objetivo promover – por meio de atividades paradesportivas e psicomotoras – a habilitação, a reabilitação e a inclusão social de 120 crianças e adolescentes com deficiência, em contexto multidisciplinar, visando a inclusão social, o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, e a melhoria da qualidade de vida.

Ao todo, são 13 profissionais. A equipe conta com 4 esportes, sendo eles: Capoeira, Dança, Desporto e Natação. 4 Terapias, sendo elas: Fisioterapia Motora, Pedagogia, Psicologia e Psicomotricidade; além de Serviço Social e Atividades de Apoio.

São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos pequenos, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre crianças com e sem deficiências, além de torná-los mais independentes no seu dia a dia. No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.

 

Texto escrito por: Luiza Mattos – Comunicação e Marketing da Obra Social Dona Meca | E-mail: l.mattos@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.