Semana de Orientação do Esporte

A Semana de Orientação do Esporte aconteceu no dia 14 de julho de 2021, com horários manhã e tarde. O evento foi realizado de forma híbrida, transmitido online, mas com a presença de alguns poucos responsáveis.

O tema deste ano foi: “Saúde da cabeça aos pés”, onde os profissionais falaram da saúde de diversas formas:

Prof. Alexandre David (Capoeira), contextualizou a saúde, dando a definição segundo a OMS: “- um estado de completo bem-estar físico, mental e sociale não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Diferenciou e identificou como saúde física, saúde mental e saúde social.

Prof. Adriano Lopes (Desporto), focou na saúde do corpo (saúde física), realizando uma prática de exercícios de alongamento e relaxamento que podem ser realizados por qualquer pessoa em qualquer momento do dia.

Já o Prof. Bruno Araújo (Dança), direcionou sua palestra para a saúde mental, apresentando uma dinâmica de coach onde a pessoa é convidada a pensar em áreas da vida que considere importante e o quanto está satisfeita com isso, o que a incomoda e o que pode fazer para mudar.

Finalizando, a Prof.ª Joseilda Silva (Natação), falou sobre a saúde social, e realizou atividades práticas, que para serem realizadas precisam de mais alguém. Foram atividades simples, mas que como não podem ser realizadas sozinha, fazem com que haja a integração com o outro.

Visando um maior alcance das informações, criamos e editamos um filme sobre o tema que foi disponibilizado no canal do Youtube da OSDM. Lá era possível ver num momento mais calmo, rever, pensar, repensar sobre as informações, fazer e refazer as atividades, além de enviar dúvidas e comentários.

Por fim, o ideal na vida é sempre buscarmos o equilíbrio e, na saúde, isso não é diferente. Corpo e mente devem andar juntos, e por sermos seres que vivem em sociedade, o físico, a mente e o social devem estar sempre em harmonia, proporcionando assim um bem-estar completo.

 

Texto escrito por: Katia Marcelina Justen de Medeiros – Coordenadora de Esportes da OSDM | E-mail: k.medeiros@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.