Mãe participando de uma brincadeira na semana de orientação do setor de terapia ocupacional

O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

De 22 a 24 de outubro houve a Semana de Orientação do Setor de Terapia Ocupacional na OSDM e o tema abordado foi a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil.

Inicialmente foi feita uma contextualização do brincar como área de desempenho ocupacional e foi apresentada a perspectiva do brincar pelo ponto de vista da Terapia Ocupacional. Assim como o Terapeuta Ocupacional, os responsáveis devem ser facilitadores das ações da criança em atividades importantes para o seu desenvolvimento, como o brincar. Por meio de atividades lúdicas são desenvolvidas diversas habilidades de desempenho: motoras, cognitivas, percepto-sensoriais, sociais e de comunicação.

Mãe de uma de nossas crianças participando de uma brincadeira na semana da orientação da Terapia Ocupacional

Crianças fazendo parte da brincadeira na semana da orientação de Terapia Ocupacional

 

As crianças com deficiência podem apresentar dificuldades em diversas atividades, incluindo o brincar. Essas dificuldades devem ser minimizadas por um adulto, que deve ser um facilitador do processo lúdico. No entanto, os responsáveis podem se deparar com situações e apresentar comportamentos que criam barreiras para o brincar e que precisam ser contornados, como preocupação com acidentes, superproteção, falta de organização na rotina, incredibilidade no potencial da criança e associação do momento de estimulação às terapias.

Durante as palestras da Semana de Orientação foram realizadas dinâmicas com os pais, que junto aos seus filhos, puderam envolver-se em brincadeiras variadas e refletir sobre as limitações relacionadas ao brincar e sobre as habilidades que estavam sendo estimuladas em cada atividade. Finalizamos com a apresentação, por meio de fotos, de várias atividades com recursos acessíveis e de baixo custo para serem realizadas em casa, visto que essa era uma solicitação constante dos pais no setor.

Texto escrito por Amanda Portella – Terapeuta Ocupacional da Obra Social Dona Meca – contato: a.portella@osdm.org.br

 

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.