O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
De 22 a 24 de outubro houve a Semana de Orientação do Setor de Terapia Ocupacional na OSDM e o tema abordado foi a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil.
Inicialmente foi feita uma contextualização do brincar como área de desempenho ocupacional e foi apresentada a perspectiva do brincar pelo ponto de vista da Terapia Ocupacional. Assim como o Terapeuta Ocupacional, os responsáveis devem ser facilitadores das ações da criança em atividades importantes para o seu desenvolvimento, como o brincar. Por meio de atividades lúdicas são desenvolvidas diversas habilidades de desempenho: motoras, cognitivas, percepto-sensoriais, sociais e de comunicação.
As crianças com deficiência podem apresentar dificuldades em diversas atividades, incluindo o brincar. Essas dificuldades devem ser minimizadas por um adulto, que deve ser um facilitador do processo lúdico. No entanto, os responsáveis podem se deparar com situações e apresentar comportamentos que criam barreiras para o brincar e que precisam ser contornados, como preocupação com acidentes, superproteção, falta de organização na rotina, incredibilidade no potencial da criança e associação do momento de estimulação às terapias.
Durante as palestras da Semana de Orientação foram realizadas dinâmicas com os pais, que junto aos seus filhos, puderam envolver-se em brincadeiras variadas e refletir sobre as limitações relacionadas ao brincar e sobre as habilidades que estavam sendo estimuladas em cada atividade. Finalizamos com a apresentação, por meio de fotos, de várias atividades com recursos acessíveis e de baixo custo para serem realizadas em casa, visto que essa era uma solicitação constante dos pais no setor.
Texto escrito por Amanda Portella – Terapeuta Ocupacional da Obra Social Dona Meca – contato: a.portella@osdm.org.br