SEMANA DE ORIENTAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Entre os dias 24 e 28 de Agosto, aconteceu a Semana de Orientação anual dos setores de Fisioterapia Motora e Aquática. Buscando oferecer informações relevantes (de forma fácil e lúdica) a todos os responsáveis da casa, o assunto escolhido foi “a importância dos movimentos”.

Com o título de “ Movimento é vida”, os terapeutas destacaram que o movimento acompanha a pessoa desde a vida intrauterina. Na infância, os eles são lúdicos e intensos, pois a criança aprende movimentando-se pelo ambiente; na fase da adolescência, são mais desorganizados, acompanhando um crescimento muito rápido; a vida adulta traz consigo os movimentos laborais; e na terceira idade; os movimentos acontecem com menor amplitude e de forma mais lenta.

Para que a ação flua, é importante posicionar-se adequadamente, manter-se alongado e confortável.

 

 

Nossos órgãos têm movimentação própria e diferenciada, que levam à sua função: o coração se contrai e relaxa, levando sangue para todo o corpo; o pulmão se expande e contrai, trazendo o ar e oxigenando; as pálpebras se movimentam rapidamente, lubrificando os olhos e repousando durante o sono… são tantos movimentos que acontecem sem percebermos, mas que são essenciais ao ser humano.

O movimento acontece no solo, na água e até no ar e a soma de vários deles cria o afeto, a dança, a brincadeira e alegra a vida.

A maior parte dos atendidos no Setor da Fisio Motora e Aquática tem uma alteração no movimento, seja ausência ou diminuição. Os naturais são alcançados com maior dificuldade, seja na destreza, na amplitude ou na inadequação da função. Nosso objetivo maior é restaurar, otimizar ou adquirir(!!!) os movimentos, e para isso, cada atendido é avaliado e recebe um plano terapêutico que contemple técnicas e atividades que facilitem o alcance de suas metas.

Texto escrito por Raquel Costa – Responsável pelo Setor de Fisioterapia da Obra Social Dona Meca – contato: r.costa@osdm.org.br

*Na foto responsáveis durante a atividade. Movimentem-se também!

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.