QUEM SOU EU?

Durante o mês de Julho, o Setor de Dança da Obra Social Dona Meca decidiu fazer um trabalho um tanto quanto diferenciado com as nossas crianças e adolescentes. Tendo em vista que a Dança é uma forma de se conectar com diversas culturas, as profissionais do Setor (Laís Amaral e Kátia Medeiros) decidiram, então, fazer uma pesquisa de conhecimento e reconhecimento com nossos pequenos, onde eles precisavam entender suas origens, a origem de sua família e compor um cenário sobre a cultura familiar de cada participante. Em um primeiro momento,esta pesquisa foi feita em casa, com o apoio dos familiares. As profissionais também pediram que os atendidos trouxessem fotos destes marcos para ilustrarem estes momentos. Tal ação resultou na “pesquisa sobre si”, na qual a profissional Laís Amaral se baseou na metodologia de uma pesquisadora da UFRJ Eleonora Gabriel.

Para as crianças e adolescentes que tinham uma maior dificuldade na comunicação ou alguma deficiência mais grave, a inserção dos responsáveis nesta tarefa foi fundamental afim de que pudessem entender um pouco mais sobre sua cultura e passado. Desta forma, foi criada uma árvore afetiva que traçou os aspectos até chegar no indivíduo atual.

Depois deste processo, foram criadas coreografias com elementos captados na pesquisa. De uma forma bem ampla, foram ensaiados e, muitas vezes, tais traços foram misturados entre um ou mais participantes da atividade, em horário determinado. Isso nos permitiu assistir coreografias diversas, que misturavam inúmeros fatores como: costumes alimentaesr, brincadeiras da infância, evolução das brincadeiras, vídeo games, celulares e mais. O primeiro dia do Projeto foi exposto em tempo real através de “live no instagram” (@ObraSocialDonaMeca) da Instituição. Além disso, gravamos alguns vídeos de entrevistas com os profissionais, e das Danças em si(disponibilizaremos em breve no canal do Youtube www.youtube.com/DonaMeca), para que todos os nossos amigos possam ver a beleza deste trabalho.

A atividade foi desenvolvida pensando nos próximos meses, tendo em vista que nossos pequenos terão uma mostra de dança pela frente além de atividades diversas (na qual, eles precisarão imergir em uma determinada cultura, mas, para isto precisavam de uma maior compreensão da sua própria.
Gostaríamos de aproveitar e agradecer as profissionais do setor pelo lindo trabalho.

O Setor de Dança da Obra Social Dona Meca é parcialmente apoiado pelo Instituto Rio

Texto escrito por: Anderson Gama – Responsável pelos setores de Comunicação e Marketing da Obra Social Dona Meca – a.gama@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.