FISIOTERAPIA 2.0

O uso da tecnologia na Fisioterapia Neuromotora

A fisioterapia em neuropediatria necessita, além da técnica, da motivação e participação ativa do paciente. Busca-se o alcance/recuperação dos movimentos através de atividades lúdicas, que aumentem o interesse pelo atendimento, melhorem a aceitação dos comandos e posturas exigidas e que também promovam um feedback em tempo real. O setor, através de doadores, recebeu 3 equipamentos que
se encaixam nessa descrição: o jogo Nintendo Wii, a esteira elétrica e o colchão vibratório.

O ambiente virtual dos jogos do Wii proporciona a interação entre o paciente e o equipamento, sendo um instrumento valioso de reabilitação. Segundo estudos já realizados, os principais ganhos são percebidos na coordenação motora e no equilíbrio durante os movimentos, bem como no aumento e manutenção da força muscular, e na amplitude articular. A repetição dos movimentos e a autocorreção das posturas para aumentar a pontuação levam ao aprendizado motor do movimento desejado.

A esteira trouxe a possibilidade de facilitar o treino para a aquisição da marcha, e, nos pacientes que já andam, auxilia o ganho de força muscular dos membros inferiores, melhorando a qualidade dos movimentos e posturas envolvidos na marcha, além de ajudar a promover o condicionamento físico.

O emprego da esteira proporciona ao fisioterapeuta a opção de controlar tempo, intensidade e a superfície onde a marcha acontece. Assim como ocorre com o Nintendo Wii, a repetição da atividade dentro dos padrões desejados leva ao aprendizado motor.

O colchão, com suas propriedades vibratórias e de superfície instável, oportuniza vivências sensoriais que organizam a percepção corporal, levando à correção de posturas inadequadas e facilitando a aquisição de movimentos mais harmônicos. As crianças com dificuldade de foco e atenção demonstraram grande interesse e alegria nas atividades realizadas sobre o colchão.

Essas 3 ferramentas inovadoras, associadas à fisioterapia tradicional, já trazem resultados iniciais. Acreditamos que, com o uso contínuo e a melhor percepção das possibilidades que eles podem proporcionar, resultados ainda maiores virão para o público atendido.

 



 

Texto escrito por Anna Cecilia Araujo e Raquel Costa – Responsáveis pelo setor de Fisioterapia Neuromotora da Obra Social Dona Meca – contatos: ac.araujo@osdm.org.br e r.costa@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.