FESTA CONSCIENTE

O conceito pode até ser novo para algumas pessoas, mas o gesto, nem tanto. Você, provavelmente, já deve ter sido chamado para alguma festa onde os celebrantes pedem que, ao invés de presenteá-los, os convidados levem: uma lata de leite, um pacote de fraldas ou outro item ( a qual uma Instituição na qual ele confia possa estar necessitando). De fato, esta é uma belíssima ação e contribui – e muito! – com Instituições que assim como a OSDM desenvolvem o seu trabalho de forma beneficente, sem visar o lucro. Pensando nisto, há quase 3 anos, surgiu uma Plataforma visando contribuir e facilitar estas iniciativas. Dentro da mesma, você pode criar a sua festa (e gerar um link único, através do qual você convida seus amigos e familiares a participarem da mesma). Ao invés de darem presentes, os convidados doam valores para a instituição previamente escolhida, tudo de forma bem simples e direta. Além disso, os convidados, ao contribuírem com sua festa, ganham a possibilidade de enviar um cartão virtual, demonstrando seu carinho e apreço para o aniversariante. O anfitrião e a Instituição escolhida acompanham toda a movimentação, sabendo, assim quanto, foi gerado para mesma e de que forma.

Paralelamente a este processo, hoje, a OSDM encaminha agradecimentos a todos os convidados e aos anfitriões. Para falar um pouco mais desta ferramenta, convidamos dois anfitriões e a fundadora da PC (Tamara Rothstein) .

Começamos nossa roda de entrevistas com a Tamara:
– Tamara, o que te levou a criar a plataforma?
“A ideia da Presente Consciente surgiu quando eu estava trabalhando com captação de recursos para uma instituição beneficente. Tentando imaginar formas diferentes de arrecadação que não a tradicional contribuição direta, me veio a ideia do “vale-doação”: uma pessoa presenteia a outra com uma doação a uma instituição beneficente. Convidei minha amiga Ana Clara, que se interessava pelo tema do consumo consciente, para lançar a Presente Consciente e já estamos no ar há quase 3 anos.”

– E qual o impacto que esta plataforma desenvolveu nas ONGs cadastradas.?
“As instituições parcerias da PC são beneficiadas com o valor dos FeliciCards sem custo algum. Trata-se de uma nova fonte de recursos para levarem adiante suas atividades e projetos.”

Aproveitamos também para conversar um pouco com os anfitriões.

– Primeiramente, gostaria que você se apresentasse, já conhecia o trabalho da OSDM?
Arthur- “Meu nome é Arthur Damasceno, sou médico do INCA e conheço o OSDM há 4 anos”
Aline – “Sou Aline Chacon Pereira, médica neuropediatra, conheço a OSDM desde a sua fundação, fui voluntária antes mesmo de entrar na faculdade de Medicina e hoje sou voluntária atuante.”

– Você já conhecia a plataforma Presente Consciente ?
Arthur – “Não. Conheci a plataforma pela indicação de uma amiga (Aline).”
Aline – “Não, conheci através da Instituição.”

– O que você achou da plataforma?
Aline – “Gostei bastante. Prática e direta, de fácil manuseio.”

-Você voltaria a fazer uma festa na mesma?
Arthur- “Com certeza, voltaria.”
Aline- “Com certeza. Achei o retorno deles satisfatório, me mantendo informada das doações, a possibilidade dos convidados me enviarem mensagens… E eu retorná-las. E um balanço de todas as doações.”

Teve algum feedback dos seus convidados?
Arthur- “Poucos.”
Aline – “Diversos. Pelo próprio e-mail, mensagens tão carinhosas. Pessoalmente e até mensagens de incentivo para a OSDM e o trabalho realizado. Além disso, possibilitou que, apesar de alguns convidados não comparecerem por motivos pessoais, pudessem fazer as suas doações… Ou seja, conseguimos o nosso objetivo: ampliar a corrente de bem.”

Com isso, podemos ver que é mais simples ajudar do que imaginamos!

 

Texto escrito por Anderson Gama – Responsável pelos setores de Comunicação e Marketing da Obra Social Dona Meca – contato: a.gama@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.