DIA DAS BOAS AÇÕES

Em Abril, é celebrado o Dia das Boas Ações (Good deeds day), uma das maiores iniciativas de trabalhos voluntários no mundo. Em 2016, mais de 75 países participaram da iniciativa que juntou mais de 14 mil ações e 1.5 milhões de voluntários. Este ano, a convite da equipe do Atados, a Obra Social Dona Meca, decidiu participar desta iniciativa e buscar com que mais pessoas conheçam um pouco do seu trabalho.
Por coincidência, o DBA caiu no mesmo final de semana da data de comemoração mundial de Conscientização do Autismo. Por isto, pensamos em juntar os dois temas e fazer uma festa sensorial para os pequenos com Transtorno do Espectro do Autismo da OSDM -onde os profissionais desenvolveram atividades, buscando estimular e instigar o sensorial das crianças.
Cada criança contou com um anjo (Voluntário) para brincar, acompanhar e explorar esse mundo de aventuras. Demos início ao evento com um coffee break para os Voluntários, uma apresentação da Instituição e um tour guiado para que estes pudessem entender a dimensão do trabalho aqui realizado. O evento foi dividido em 3 ambientes: Espaço Sensorial, Power e Zen (cada um, destinado a um público e uma reação). O primeiro foi onde todos foram expostos a diferentes estímulos sensoriais; no segundo, houve uma mini discoteca, para os que estavam um pouco mais animados; já no terceiro, fizemos um espaço com estímulos sensoriais de menor intensidade (para aqueles que ficassem mais agitados durante o evento).

Gostaríamos de agradecer a todos que abraçaram a causa por este dia lindo: a equipe Atados, pelo convite; a todos do Poetas da Alegria, pela participação; aos nossos colaboradores,, pelo desenvolvimento e planejamento da ação, ao queridíssimo amigo Leco Biagioni pelo apoio; aos responsáveis e às crianças, pela participação e aos voluntários que se cadastraram na plataforma e animaram o nosso dia. Os voluntários também amaram como podemos ver no depoimento de Susan Saliba, voluntária no DBA:

“A participação no Dia das Boas Ações na Obra Social Dona Meca se resume em uma das melhores experiências da minha vida. Como voluntária do projeto Poetas da Alegria, entrei em contato com a casa uma semana antes e perguntaram se aceitaríamos a missão, de pronto aceitei. Nossos voluntários ficaram ansiosos e no dia não foi diferente. Sorrisos genuínos, abraços, beijos e muita energia nas atividades muito bem desenvolvidas! O espaço é fantástico, tem toda a infraestrutura para atendê-los mesmo com as dificuldades atuais, aliás, isso só é possível graças ao carinho e ao amor que os funcionários e voluntários tem pelas crianças. Nós saímos de casa achando que nós que faríamos o bem a eles… como fomos inocentes. Eternamente grata por ter participado desse dia.”

 

Texto escrito por Anderson Gama – Responsável pelos setores de Comunicação e Marketing da Obra Social Dona Meca – contato: a.gama@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.