Terapia ocupacional

Este ano, na Semana de Orientação da Terapia Ocupacional, foi abordado o tema “A importância da relação de pais e/ou cuidadores para o desenvolvimento da criança”. O caso escolhido trata da importância desta relação.
Anna Sophia, 4 anos, tem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. No início do ano, no período de férias, Anna brincou em atividades no celular por um tempo maior do que o habitual e já não queria fazer atividades de desenho e pintura ou mesmo recorte, atividades estas que melhoram a coordenação motora fina e são essenciais para atividades de vida diária como o vestir (abotoar, amarrar os sapatos). Observando a rejeição de Anna Sophia por estas ações, sua responsável relatou à terapeuta ocupacional as dificuldades que estava enfrentando para que Anna participasse deste tipo de atividade. Então, nos atendimentos, foram realizadas práticas com recorte e colagem (montando figuras lúdicas), pintura com guache em papéis amplos, dentre outras, todas com objetivo de recuperar a participação de Anna em atividades infantis de coordenação motora fina. Neste período, a responsável foi orientada a sentar-se com Anna para este tipo de movimentação. Em poucos meses, ela voltou a buscar atividades de pintura e desenho que auxiliarão no aperfeiçoamento no seu desenho gráfico da figura humana (desenhar um ser humano) e já surtem resultado na atividade de vida diária de vestir-se: Anna já abotoa seu casaco com independência e está desenvolvendo bem o processo de amarrar os sapatos.
Isto prova a importância da participação dos responsáveis, do seguimento das orientações dadas pelos terapeutas ao desenvolvimento da criança e que, trabalhando em conjunto (profissionais + pais), os ganhos obtidos na terapia serão ainda maiores.
*Texto escrito por Eduarda Gomes – Terapeuta Ocupacional da Obra Social Dona Meca
** Esta é uma das ações do Projeto N.E.D.I. Autonomia, patrocionado pela LOTERJ.

 

dsc_0085 dsc_0084

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.