UM RELATO DA PSICOLOGIA

Gabriel Corrêa da Silva já faz tratamento na OSDM há alguns anos e, desde seu ingresso, faz acompanhamento com a Psicologia. Na época, com 11 anos, diagnosticado com autismo e muito pouco estimulado com qualquer proposta terapêutica, o desafio se apresentava grande.
Suas queixas variavam entre a dificuldade na concentração em diversas tarefas, a socialização, a falta de função dada aos objetos, a compulsão alimentar, a relação com a família, o seu comportamento dentro de casa, e principalmente, a sua agressividade com as outras pessoas.

Inicialmente, a proposta foi de condicionar o comportamento além das orientações familiares, que vinham funcionando diante do paciente.

Enfrentávamos dificuldades quanto a dar sequência a algumas orientações dentro de casa, pois Gabriel já havia atingido uma idade que o deixava fora de algumas propostas de trabalho.
Aos poucos, Gabriel começou a aprimorar-se. Já conseguia manter um foco melhor dentro de terapia, passou a ter uma relação melhor com as pessoas e os objetos dentro de casa, começou a usar alguns objetos de forma mais funcional, acertou a compulsão alimentar e, o mais importante: está controlando sua agressividade.
Houveram períodos onde tivemos que nos reinventar e repensar estratégias, quando Gabriel nos surpreendia com comportamentos ruins ou com crises emocionais. Mas nem família nem equipe técnica desistiram. Continuamos, mesmo numa marcha mais lenta, respeitando o seu momento e até algumas de suas escolhas. Por vezes, voltávamos alguns passos, visando ganhar outros lá na frente. E hoje, Gabriel nos surpreende positivamente! Ainda apresenta episódios agressivos ou tem crises, mas bem mais esporádicas e menos intensas do que vinham sendo. Hoje a qualidade de vida dele e de sua família hoje é bem melhor do que foi há alguns anos. O trabalho continua por estímulos… Orientações, técnicas e intervenções. Contudo, o futuro de Gabriel já é mais esperançoso. E é nisto que investimos: em um futuro melhor.

Texto escrito por Henrique Almeida – Psicólogo da Obra Social Dona Meca

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.