SEMANA DE ORIENTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

No período de 15 a 19 de Fevereiro de 2016, realizamos a Semana de Orientação do Serviço Social. Este encontro buscou orientar as famílias atendidas na Obra Social Dona Meca quanto aos procedimentos institucionais, seus direitos sociais, civis e aqueles específicos relativos ao que preconizam o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, as Políticas Públicas de Assistência Social, de Saúde e de Educação, sobretudo no que diz respeito à inclusão escolar da criança com deficiência.

A Orientação aos responsáveis é importante, pois, além de informar os direitos e deveres dos mesmos, é através dela que conseguimos sanar algumas dúvidas, fazendo assim com que todos conheçam e busquem os seus direitos.

Hoje, a equipe do Serviço Social é composta por duas Assistentes Sociais: Luana Dias de Souza e Geovana Nascimento. O setor vem respondendo a uma demanda cada vez mais expressiva, tendo em vista que, devido ao acompanhamento desenvolvido e às semanas de Orientação os responsáveis estão mais cientes de seus direitos, embora nem todos sejam assimilados e incorporados à dinâmica familiar.

O atendimento e a dinâmica do Serviço Social compreendem o acolhimento e escuta aos familiares que buscam o setor de maneira espontânea, mediante agendamento ou de acordo com encaminhamentos internos. Buscamos, cada vez mais, responder às demandas sociais que chegam junto com as famílias, principalmente aquelas recém-incluídas e ainda em processo de adaptação.

*Texto escrito por: Luana Dias – Assistente Social da Obra Social Dona Meca

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.