Uma História Especial.

Com tantos anos de atendimento, a Obra Social Dona Meca faz parte da história de muitas pessoas. A trajetória de algumas delas, se confunde com a da instituição, tamanha identificação! Em fevereiro, recebemos a visita de uma dessas pessoas especiais: Erick Vinicius Feliz Moreira.

Ele foi uma das primeiras crianças atendidas, desde os tempos em que as atividades aconteciam em uma sala, na sede do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.

“Cheguei na Obra Social Dona Meca em 1992, com apenas dois anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral (hoje, conhecida como encefalopatia crônica da infância), que limitava minhas funções motoras. Durante os anos que estive aqui, era atendido pela psicologia, fisioterapia motora, respiratória, natação e hidroterapia. Tratamentos fundamentais que me possibilitaram, hoje em dia, levar uma vida normal.”

Erick, além de ser atendido pelos nossos terapeutas, também participava de outras atividades da instituição: “Até 2005, eu só fazia os atendimentos. Depois, além de ser atendido, me tornei voluntário ajudando nos eventos, na parte administrativa, recepção, apresentando a casa aos visitantes… Estava ali, sempre pronto para colaborar. Foi assim até 2010, quando tive que sair para começar a trabalhar.”

Sobre o papel da OSDM em sua trajetória pessoal, ele faz o seguinte relato: “Se hoje existe preconceito com as pessoas com deficiência, imagina em 1992? Nós éramos tratados com diferenciação. Aqui na Obra Social Dona Meca, nunca foi assim! Aprendemos que ‘você pode não fazer deste jeito, mas pode fazer de outro!’ O objetivo tá lá. Os meios para alcançá-lo só dependem de mim! Todos aqui me incentivavam muito. Desde os terapeutas, até a Tia Rosangela.”

Rosangela Chacon, presidente da OSDM, relembrou com carinho a passagem de Erick Vinicius: “Erick chegou quando as atividades ainda eram no (Centro Espírita) Eurípedes. Sempre muito falante, cativava as pessoas. Sua mãe, Fátima, muito dedicada aos filhos… Eu tenho muito respeito e admiração por ela porque é uma vitoriosa! Mesmo trabalhando, sempre conseguiu acompanhar seus filhos. Seguindo seu exemplo, hoje todos estudam e trabalham, comprovando a educação que ela deu.” E comenta o papel da instituição na vida do Erick: “Ver ele assim trabalhando, fazendo faculdade, independente… Nossa! É um orgulho! Porque é tudo o que a gente almeja para nossos pequenos da OSDM.”

Aproveitando a presença do visitante, Rosangela fala da luta da Obra Social Dona Meca, hoje e de anos atrás: “Sabemos o quanto é difícil, que nem todos chegam lá. Mas, com empenho, dedicação, motivação, com oportunidades, nós sabemos que é possível. Então, eu vejo como a OSDM contribuiu para que, hoje, o Erick seja uma pessoa realizada, um cidadão, com sua autonomia. A história dele nos motiva sempre! Ainda mais nestes dias tão corridos da nossa instituição, tantos obstáculos…Quando a mãe dele me ligou, dizendo que o Erick nos visitaria, eu pensei: ‘Deus está me mandando um incentivo. Está me dizendo: ‘Continuem! É isso mesmo! Vão em frente!’ A presença do Erick aqui me relembra uma história de 20 anos! Lá atrás, em 92, foi o momento que sonhávamos com um espaço, uma casa com instalações que possibilitassem oferecermos o melhor atendimento. Então, o que temos hoje é uma conquista, mas isso foi sonhado lá atrás. Agora, nosso desafio é manter esta estrutura. Uma luta tão grande quanto a de 20 anos atrás. Mas, se não tivermos o mesmo ideal, o mesmo amor pela causa, essa motivação viva em nossa memória, perdemos o rumo. O Erick traz a lembrança deste sonho. Renasce em nós, a mesma motivação de outrora.”

Convidamos todos os amigos da Obra Social Dona Meca a compartilharem conosco dessa luta em prol das pessoas com deficiência!

Obrigado, Erick e sua família, por nos permitir viver este sonho juntos!

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.