Cultura Afro Brasileira

A cultura afro-brasileira se manifesta em diversos momentos do nosso cotidiano: música, dança, roupas, comidas… Para contextualizar toda essa rica história e sua importância, a Capoeira e a Dança Adaptada – com o apoio da Pedagogia e da Psicologia – apresentaram a CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Aproveitando o tema, a professora Darlene Costaapresentou às crianças a história da capoeira, seus estilos, músicas, golpes…A dança, com Margarida Ribeiro, trabalhou os diferentes ritmos e passos, assim, os pequenos atendidos entenderam melhor o que aprenderam nos atendimentos sobre sua cultura.

Essa compreensão dos saberes populares foi apresentada pela Pedagogia, com a terapeuta Tânia Cristina, com seus métodos de pesquisa e atividades lúdicas. A Psicologia, com Nívea D’Alincourt, explorou as percepções das crianças com o tema proposto. Em seguida, o conjunto de ações culminou numa bela apresentação de capoeira, samba de roda, maculelê e jongo. Além destas, também tivemos uma bela mesa com algumas comidas típicas.

Ao fim da apresentação, as crianças puderam assistir à contação da lenda do Saci Pererê. Nossos pequenos ficaram concentrados e empolgados com os fantoches. Um dia de muito aprendizado para todos da OSDM!

Parabéns aos envolvidos.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.