Projeto Esportes Sem limites

A preocupação da Obra Social Dona Meca com a verdadeira inclusão social a fez perceber que os atendimentos precisavam de atividades complementares que proporcionassem a continuidade da evolução de nossas crianças atendidas, muitas das quais, atualmente, já adolescentes, ainda necessitam ser estimuladas de outras formas para não regredirem seus quadros, já tão desenvolvidos pelos contínuos anos de terapias. Para custear este sonho de ampliação e a manutenção de nossa estrutura, a OSDM investiu em parcerias, projetos e convênios que se uniram à fundamental ajuda vinda de doações, arrecadações em eventos e ações solidárias de parceiros em campanhas em prol de nossa casa. Após muita luta, em 2012, iniciamos um novo ciclo de ações que permitem que nossas crianças e adolescentes com deficiência tenham acesso ao esporte, cultura e muita diversão!

Com patrocínio da Petrobras, pelo Programa Esporte e Cidadania, o Projeto “Esportes Sem Limites” oferece oficinas de desporto, dança adaptada, capoeira, natação e atendimentos em psicomotricidade (motora e aquática), pedagogia e psicologia a aproximadamente 40% dos nossos pequenos.

O objetivo deste trabalho é usar o esporte como ferramenta de transformação social e de possibilidade de acesso a um universo restrito que, normalmente, exclui as pessoas com deficiência. O nome do projeto, inclusive, é uma referência a estas limitações que a sociedade ainda evidencia em uma pessoa que possui diversas possibilidades, mas que, por sua condição especial, necessita apenas de mais atenção; investimento afetivo, social e terapêutico para desenvolver habilidades e competências através de estímulos a ele dispensados desde a primeira infância.

Coordenado por Raquel Peres, o Projeto Esportes Sem Limites conta com Alan Ricardo (Desporto), Vanessa Gisele(Natação), Daniel Olliver (Natação), Margarida Ribeiro (Dança), Nathalia Moura (Psicomotricidade Aquática) Maíra Zille (Psicomotricidade Motora), Tânia Oliveira (Pedagogia), Nívea D’Alincourt (Psicologia).

As crianças foram selecionadas de acordo com as atividades propostas no projeto, por idade, perfil e pela compatibilidade com as terapias já realizadas. Elas receberam uniformes para as atividades e participarão, ao longo do ano, de eventos e competições esportivas/culturais representando a Obra Social Dona Meca.

São nossos atletas mais do que especiais. Quem sabe não temos, entre nós, um futuro campeão paralímpico?

Acompanhem as notícias desses queridos esportistas através de nossa fanpage no Facebook, perfil no Twitter e, também, do informativo mensal Comunicação Eficiente.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.