A importância da Celebração das datas comemorativas
No Mês de Abril, temos duas datas muito importantes para reflexão:
02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo (TEA);
14 de Abril – Dia Nacional de Luta pela Educação;
E por que estas datas são tão importantes?
Precisamos trazer informação, mas não “qualquer informação”! Há de ser com qualidade, para que auxilie na compreensão e, consequentemente, no que precisamos apreender para diminuir o preconceito e abrir os olhos da sociedade a outros aspectos igualmente importantes, como: melhor entendimento do transtorno, fim da discriminação que cerca as pessoas com TEA (autismo), busca pelo diagnóstico precoce e acesso – o quanto antes! – às terapias (que são decisivas para o desenvolvimento da pessoa com TEA).
Necessitamos, por exemplo, combater a ideia de que “tudo é autismo”. Nos dias atuais, todo movimento realizado é justamente para que, com o aumento da conscientização sobre o tema, as pessoas busquem o diagnóstico (precocemente). Com isso, protocolos e estratégias serão cada vez mais implementados, a fim de permitir autonomia e qualidade de vida às pessoas com TEA.
Em meio a todo este processo de “tomada de consciência” – não apenas pelo autismo, mas também, de muita importância para outras deficiências, a educação não poderia ficar de fora. Inclusive, ao falarmos de educação inclusiva, extrapolamos o universo das pessoas com deficiência (PcDs). Ela é bem mais abrangente e visa acolher as desigualdades que impactam diretamente na exclusão. Então, estamos falando de qualquer fator que tire a oportunidade do indivíduo ter acesso à instrução.
A importância do Dia Nacional de Luta pela Educação é trazer à luz que existem leis que garantem o ensino como direito básico de todos nos espaços escolares, além de mecanismos para que o mesmo seja efetivo, abrangente e inclusivo.
Texto escrito por: Tânia Oliveira – Pedagoga OSDM