L’ Oreal Citizen Day
O L’Oréal Citizen Day é uma iniciativa global anual que, há mais de uma década, promove ações de voluntariado entre os colaboradores – dedicando tempo, habilidade e conhecimento para ajudar o próximo. Neste ano, foram mais de 10 atividades realizadas junto a ONGs parceiras, gerando impacto na vida de mais de 5 mil pessoas. E a Obra Social Dona Meca foi uma das Instituições convidadas!
Foram duas ações: no dia 15/09, participamos de uma Webinar sobre “Voluntariado”. E, em 21/09 (Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência), nossa culminância no Citizen Day.
Primeiramente, sensibilização: levamos nossos “Circuito Sensorial” e “Calçada Psicomotora” – experiências que transportam, mesmo que por um curto intervalo de tempo, pessoas sem deficiência, ao universo, às sensações e peculiaridades do dia a dia de quem a possui. “Todos querem participar, entender e, em sua grande maioria, saem impactados com as sensações”, comenta Raquel. “Andar sem saber onde vai pisar, comer sem saber o que é, as reações aos cheiros. Digo que saíram “mexidos” pela reação de não conseguirem conectar certas sensações ao cérebro. Muitos tiveram dificuldade na calçada, com a cadeira de rodas, alguns quase se atropelavam, servindo para mostrar que nossa realidade não é nem um pouco acessível”, conclui Raquel Gomes, Fonoaudióloga da OSDM presente na ação.
Em seguida, conteúdo: uma palestra aos trabalhadores da Empresa, com o tema “Como lidar com a PcD no dia-a-dia”. Nossas terapeutas falaram um pouco sobre cada tipo de deficiência – motora, cognitiva, além do autismo. Todos encontravam-se abertos às informações.
Em 3º lugar, um momento crucial: Roda de Conversa com 05 Jovens da OSDM (atuais e ex-beneficiário: Bruno Paixão, Leonardo Jacinto, Lucas Lino, Rafael Rosa e Thaís Araújo). Sondamos nosso Time sobre alguma questão curiosa que tenha sido levantada: “Perguntas sobre sonhos e aspirações (“O que gostariam de ser?”) sempre são interessantes. E uma das respostas mais impactantes veio do Léo, que surpreendeu a todos. Na palestra da manhã, ele não havia conseguido falar, mas persistiu e sua mãe o encorajou: “Meu maior sonho é ter uma namorada, alguém que me ame do jeito que eu sou”. Todos os nossos jovens mostraram-se dispostos e à vontade para responder perguntas, se abrir e contar suas histórias.
E, por fim, chave de ouro: o RH da Empresa capacitou os adolescentes com relação ao mercado de trabalho e suas possibilidades.
Parabéns à L’Oréal – historicamente – uma empresa verdadeiramente inclusiva. Presenciamos uma grande diversidade de pessoas ao passearmos pelos corredores da sede brasileira. Não existem olhares de julgamento. O respeito às diferenças é regra fundamental na construção do profissional e no sucesso que a empresa pretende atingir.
Além disso, conta com ótima estrutura de acessibilidade, boas rampas (com inclinação adequada), elevadores adaptados e bastante preparo à recepção de PcD’s, com, inclusive, um corpo de funcionários sempre dispostos a ajudar e aprender.