Doenças Respiratórias: Como a Fisioterapia Pode Ajudar Durante o Inverno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os anos, com a chegada do Outono, enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar. O ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e as baixas temperaturas – e poluição do ar – aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares. As alterações climáticas desta estação nos predispõe a diversas doenças como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe (sendo transmissíveis por gotículas).

Por muitas vezes, as bactérias causadoras da pneumonia e da sinusite se aproveitam da queda da imunidade e das defesas do organismo ocasionadas pelas infecções virais. Portanto, devemos ficar atentos quando um simples resfriado permanece por muito tempo e se associa a febre mais alta, cansaço e dificuldade de respirar.

O QUE É FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA?

Fisioterapia Respiratória é uma especialidade da fisioterapia, visando prevenir e tratar disfunções causadas por doenças do trato respiratório. Tem como objetivo: Organizar a biomecânica dos músculos respiratórios; eliminar secreções pulmonares; diminuir o trabalho respiratório; aumentar a mobilidade torácica; fortalecer a musculatura respiratória; melhorar a expansão pulmonar; prevenir internações hospitalares.

Como é realizada?

A Fisioterapia Respiratória consiste em manobras e manuseios específicos, que atuam diretamente para alcançar o objetivo proposto pelo fisioterapeuta – associados às atividades não respiratórias.

Por que as crianças precisam de Fisioterapia Respiratória tão precocemente?

A crescente incidência de enfermidades respiratórias infantis está ligada, em parte, à evolução de germes responsáveis pelas infecções respiratórias e ao predomínio de infecções virais sobre as infecções bacterianas. Além disso, há um conjunto de fatores ambientais que associam os hábitos de vida e a poluição do ar. As mais comuns são a bronquiolite e as pneumonias.

O Fisioterapeuta Respiratório atua na prevenção e no tratamento de doenças – crianças com doenças respiratórias, tais como: asma, bronquite, pneumonias, rinites, fibrose cística, doenças neuromusculares, síndromes genéticas, dentre outras (ou mesmo, questões mais simples, como algumas crianças que respiram de forma errada).

As recomendações são: Em casos de doenças crônicas para prevenção de crises; quando o incômodo do catarro afeta a qualidade de vida; no pré e no pós-operatório de crianças submetidas a cirurgia cardíaca ou ventilação mecânica prolongada; em bebês prematuros, para evitar a obstrução das vias aéreas, minimizar alterações ventilatórias e diminuir o trabalho respiratório; dentre outros. Vale ressaltar que, quanto mais precoce for o início do tratamento destes pequenos com o Fisioterapeuta, melhor serão os resultados percebidos.

 

Texto escrito por Fernanda Santana – Fisioterapeuta Respiratória da OSDM.

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.