BRINCAR x ELETRÔNICOS
De 19 à 22 de Agosto, houve a Semana de Orientação às famílias do Setor da Oficina do Brincar na OSDM, com o tema: “A Oficina do Brincar e a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança com deficiência”.
Numa conversa agradável com a participação e a troca de experiências entre os responsáveis, foram abordados alguns assuntos. Dentre eles: os objetivos da Oficina, a parceria dos voluntários (pois este é um Setor formado exclusivamente por voluntários), a importância da freqüência nesta terapia que auxilia todas as outras no desenvolvimento da criança, a brincadeira como fator relevante no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos, as dificuldades encontradas (e como atenuá-las), a singularidade de cada ser (e o poder das relações sociais para seu desenvolvimento), a seriedade no apoio ao ato de brincar no seu cotidiano, a mudança do olhar da deficiência para a competência de cada um, o valor da família na brincadeira e a redução do uso de eletrônicos.
Texto escrito por
Raquel Terra – Coordenadora da Oficina de Brincar e Fonoaudióloga da Obra Social Dona Meca – contato: r.terra@osdm.org.br