SEMANA DE ORIENTAÇÃO DE PEDAGOGIA

A Semana de Orientação da Pedagogia aconteceu nas duas últimas semanas do mês de Abril aqui na Obra Social Dona Meca,

O tema trabalhado foi ‘‘A importância da colaboração e diálogo entre família e escola’’, incluindo alguns aspectos de leis para as crianças com deficiência, no âmbito educacional.

Em primeiro lugar, contextualizamos como Família e Escola precisam andar juntas, uma vez que é a escola que auxilia a família na educação dos filhos … e não o contrário. O papel da família é essencial nesse processo. A escola é sem dúvida muito importante, mas possui um papel complementar no processo educacional das crianças.

Outra importante conscientização a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – lei 13.146) entrou em vigor em Janeiro de 2016. Portanto, nós, profissionais e pais que trabalham com este público, somos vanguardistas. Por isso, ressaltamos a necessidade de termos perseverança, insistência e atitude, pois há muito o que fazer e conquistar. A Lei Brasileira de inclusão é um verdadeiro marco no tema. Mas ainda há muito o que se evoluir.

A Semana de Orientação da Pedagogia aconteceu nas duas últimas semanas do mês de Abril.
O tema trabalhado foi ‘‘A importância da colaboração e diálogo entre família e escola’’, incluindo alguns aspectos de leis para as crianças com deficiência, no âmbito educacional.

Mais uma vez, falamos sobre as principais dúvidas dos responsáveis. Foram diversos questionamentos. Assim sendo, buscamos esclarecê-los sobre o que é, para que serve e o porquê de: sala de recursos, mediador, prova adaptada e PEI (Plano Educacional Individualizado).

E, assim, nos enriquecendo de informações, construiremos, cada vez mais, ações embasadas e assertivas no caminho da formação escolar de nossas crianças e adolescentes, que, sem dúvida, têm muito a aprender e a nos ensinar.  Valeu muito à pena.

Texto escrito por Tânia Oliveira – Pedagogia da Obra Social Dona Meca – t.oliveira@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.