Desafio Aquático Campões da Vida

UM NOVO DESAFIO!

Em sua 4ª Edição, a competição de esportes intitulada Desafio Campeões da Vida trouxe a modalidade de natação que, neste ano, teve a participação de 111 crianças do Setor, com um grande diferencial: convidamos alguns alunos (crianças sem deficiência, de 7 a 12 anos) da Escola Municipal Pedro Américo, do Colégio Baronesa (particular), além de algumas do entorno da Instituição para que estes pudessem vivenciar tal experiência.

Este foi o grande diferencial: trabalhar a inclusão de forma inversa, permitindo aos participantes e seus familiares um possível momento bastante significativo, limitando a estes convidados mudanças de paradigmas e vivências, tudo isso de forma leve, “normal”. O termo “Inclusão Inversa” sugere a participação de pessoas sem deficiência junto a pessoas com deficiência. O objetivo maior desta ação foi promover avanços de pensamento junto a questão da exclusão (que, historicamente, é reforçada pelo distanciamento que, muitas das vezes, é permitido diante de uma pessoa com deficiência). Esta participação se concluirá em três fases. Na primeira, os alunos vieram à Instituição e conheceram toda a estrutura e as nossas crianças e adolescentes em atendimento, responderam a um questionário sobre a causa que garantiram se já haviam tido contato com este público que “parece”(mas não é!) ser tão distante de nós. No segundo momento, elas desfrutaram da competição e o terceiro, que está por vir, será um laboratório de atividades e vivências em suas próprias escolas (e junto à aplicação de um novo instrumento/questionário, avaliando como foram as experiências vividas). É importante ressaltar que, antes da deficiência, existe o ser humano que deve usufruir dos direitos de um cidadão. Ainda estamos muito longe de propiciarmos grandes mudanças, mas temos a certeza de que nossos convidados, crianças sem deficiência e seus familiares saíram desta Obra com um novo olhar, mais sensíveis. Acreditamos nesta mudança de mente e, sobretudo, no entendimento à respeito das diferenças.
Para realização do evento, contamos com o apoio de todo o Setor de Esporte da OSDM, além de voluntários e estagiários garantindo uma melhor realização das atividades. Separamos os Participantes em diferentes baterias, buscando mesclar crianças com e sem deficiência. Ao final do evento, todos foram medalhados, pois todos são campeões nos mais diversos aspectos da vida (e, afinal, por se proporem a quebrar as barreiras impostas pela sociedade). Todos receberam um lanche completo (com suco, frutas, biscoito e mais). Por fim, buscando entender os espectadores e compreender melhor o que os participantes e seus familiares acharam das atividades, fizemos um grande mural de recados. Além disso, convidamos algumas crianças, familiares e profissionais para deixarem seus depoimentos sobre o que acharam da ação. Em breve, postaremos vídeos em nosso canal no youtube. Então, fiquem ligados e inscrevam-se para não perder nenhuma novidade!

Esta ação foi realizada pelos membros do Projeto Nadar para desenvolver, patrocinado pelo Instituto MRV.

Texto escrito por Raquel Peres – Coordenadora de Projetos Esportivos da Obra Social Dona Meca – contato: r.peres@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.