Semana de Orientação de Fisioterapia

No dia 18 de Agosto de 2021, foi realizada a Semana de Orientação de Fisioterapia, aos responsáveis atendidos pela Obra Social Dona Meca. Devido ao atual quadro pandêmico, fez-se necessário seguir todos os protocolos de segurança. Sendo assim, o encontro ocorreu através da plataforma online, em dois turnos (manhã e tarde), abrangendo os profissionais das Fisioterapias: neurofuncional infantil, respiratória e aquática.

Neste ano, o tema abordado foi “Pais e Fisioterapeutas juntos = Melhores resultados” – escolhido pela Equipe Fisioterapêutica, que utilizou, como critério, um conteúdo que englobasse todos os responsáveis atendidos presencialmente na Instituição e os que são acompanhados pelos tele-atendimentos (por conta da Covid-19). A temática em questão visa reforçar a integração entre terapeutas e responsáveis diretamente no tratamento da criança/adolescente.

Dentre os assuntos citados durante o encontro, destacaram-se: “Os Benefícios dos Posicionamentos Posturais no Ambiente Domiciliar” e “A Estimulação Motora e como os Cuidadores devem Realizar as Atividades Propostas pela Equipe de Forma Adequada”. Além das orientações já mencionadas, também foi ressaltado que todo tratamento deve ser executado através da singularidade de cada pessoa, deixando claro que uma patologia pode apresentar manifestações distintas, tornando sempre necessária uma abordagem individualizada e sem comparações ao desenvolvimento motor ou cognitivo de outra criança/adolescente.

Tais informações abriram um debate esclarecedor, com troca de experiências entre os responsáveis – que relataram, brevemente, a respeito dos pacientes.

O encontro ocorreu de maneira proveitosa, proporcionando o esclarecimento de dúvidas e a possibilidade de observação dos fisioterapeutas a respeito de “como é praticada a intervenção no cotidiano”, trazendo, assim, mais auxílio aos responsáveis acompanhados pelo tele-atendimento. Por fim, a Equipe Fisioterapêutica ficou muito satisfeita com a adesão dos responsáveis durante o encontro virtual, disponibilizando-se para o esclarecimento de quaisquer questões relacionadas ao Setor, e concluiu a orientação enfatizando os avanços que podem ser obtidos com responsáveis e terapeutas trabalhando juntos.

Texto escrito por: Pablo Castro Rosa – Fisioterapia Aquática na Obra Social Dona Meca – p.rosa@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: